quinta-feira, 28 de setembro de 2023

João Campos foi o único prefeito anfitrião a não comparecer ao Ouvir para Mudar

 

Os seminários de escuta popular Ouvir para Mudar, do Governo de Pernambuco, passaram pelas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e contaram com a presença de todos os prefeitos anfitriões. Ou melhor, quase todos. No encerramento da plenária, nesta quarta-feira (27), no Recife, o prefeito João Campos (PSB) parece ter colocado a disputa eleitoral na frente da cordialidade política e não compareceu ao evento.

Embora o Estado seja administrado por duas mulheres - Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania) - o prefeito não teve sequer a delicadeza e atitude simbólica de enviar sua vice Isabella de Roldão (PDT) ao Ouvir para Mudar. Em tempos de luta por uma maior participação feminina na política, a presença de Raquel, Priscila e Isabella em um evento de escuta popular teria passado uma mensagem importante para as pernambucanas e pernambucanos. 

Na ausência de Isabela, coube à prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, falar em nome dos gestores da Região Metropolitana. Já quem representou o prefeito do Recife foi o secretário municipal de Governo e Participação Social, Aldemar Santos.

O fato de João e Raquel estarem em lados opostos na política pernambucana poderia ser uma justificativa para a ausência do prefeito, embora a pauta do Ouvir seja administrativa e não eleitoral. A postura contrasta até mesmo com a de colegas de partido. Filiado ao PSB e envolvido em uma guerra direta com a governadora por conta do Festival de Inverno de Garanhuns, com direito a declarações bastante críticas, Sivaldo Albino respondeu ao convite da gestão estadual e esteve no Ouvir para Mudar realizado na cidade.

Outra prefeita filiada ao PSB que participou dos diálogos sobre a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, propósito principal do Ouvir para Mudar, foi Rorró Maniçoba, de Floresta. Ela foi a anfitriã do evento no Sertão de Itaparica e acompanhou Raquel Lyra durante visitas a obras no município e na região.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), que apoiou Miguel Coelho na eleição contra Raquel Lyra, também cumpriu seu papel de anfitrião. A caravana de escuta popular começou pela cidade em uma deferência da administração estadual à importância de Petrolina para o Estado.

O convite para a última plenária do Ouvir para Mudar foi feito a todos os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, inclusive a João Campos. Esperava-se que o prefeito da capital pernambucana tivesse o mesmo comportamento que Raquel Lyra costuma ter quando há eventos do governo federal em Pernambuco, inclusive com a presença da Prefeitura do Recife, em espaços geridos pela administração municipal. 

Apesar do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antagonizar com o partido da governadora, a gestora estadual nunca se furtou a responder positivamente aos convites recebidos, enfrentando, muitas vezes vaias e uma plateia hostil. Nas redes sociais, costuma-se ver ataques a Raquel por uma suposta incapacidade de dialogar, mas a gestora tem mostrado, na prática, que a realidade é outra. Participou de uma série de encontros com Lula em Brasília e Pernambuco e se reuniu com deputados da oposição em mais de uma ocasião, isso para ficar em apenas dois exemplos.

Dizem que o líder se destaca pelo exemplo. A julgar pela ausência de João Campos no evento desta quarta, a articulação e o diálogo republicano e federativo que Raquel tem mostrado parecem faltar ao prefeito, que prefere reforçar críticas e aparecer somente nas redes sociais.

Brasília

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), esteve em Brasília fazendo uma visita aos Ministérios. A viagem até a capital federal é mais uma demonstração de articulação política do gestor que mesmo filiado ao PL, partido de oposição ao PT, tem tido um excelente diálogo com o Governo Lula.

Registro

Os prefeitos da região metropolitana fizeram questão de registrar a presença no evento Ouvir para Mudar que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. “Estamos lançando a autorização para a licitação da reforma do Hospital da Restauração e também temos um importante anúncio para quem mora dos morros e encostas do Jardim Monte Verde" disse a governadora.

Agenda

A governadora Raquel Lyra participa nesta quinta-feira a partir das 9 da manhã do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC). O evento acontece no Centro Cultural Cais do Sertão.

PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem o edital Seleções, modalidade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltada para atender os projetos prioritários apresentados por estados e municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Na primeira etapa, estão previstos R$ 65,2 bilhões em investimentos.

Expogesso

A prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues (UB), anuncia logo mais a programação oficial da 8ª edição da Exposição e Feira Internacional das Industrias de Gesso, a ExpoGesso. A Expogesso será realizada de 26 a 28 de outubro, com uma mega estrutura de stands para expositores, palestras, rodadas de negócios, visitas técnicas entre outras atividades voltadas para o polo gesseiro, além da programação artística que será anunciada amanhã pela prefeita. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário