quinta-feira, 3 de agosto de 2023

PT na oposição não muda em nada tratamento e diálogo de Raquel Lyra com Lula

A decisão do PT de Pernambuco de fazer parte da oposição ao governo Raquel Lyra (PSDB) não muda em nada a relação amistosa entre Lula e a governadora de Pernambuco. Até porque em nenhum momento houve uma relação política entre Raquel Lyra e os petistas, mas sim uma relação institucional que nunca dependeu de cargos na gestão. Até porque nem mesmo a presença do partido em cargos significa apoio político. Basta ver o exemplo da Prefeitura do Recife onde a legenda tem duas secretarias e ainda não fechou questão com o apoio em relação a reeleição de João Campos.

O PT na oposição a um determinado governo não é antecipação de vitória eleitoral. Para a Prefeitura do Recife o partido foi derrotado nos anos de 2012, 2016 e 2020. Já para o Senado, o PT foi derrotado em 2014 quando concorreu pela oposição ao PSB. O fato é que os pernambucanos vem demonstrando que são gratos a Lula e que votam em Lula, mas o PT ainda não é uma realidade no que se refere a votos. Todos os mandatos majoritários conquistados pelo PT em âmbito estadual se deve ao nome de Lula e a uma aliança governista. 

Já com relação ao Governo do Estado e o Governo Federal, nada muda. Ainda durante a campanha, Raquel Lyra disse reiteradas vezes que iria em busca do presidente que a população escolhesse. É justamente isso que está acontecendo e Pernambuco colhe os frutos dessas parcerias. Se isso vai em 2026 culminar em uma aliança eleitoral só o tempo dirá. E tem bastante tempo até lá.

Ao PT, restará lutar pelo protagonismo no campo da oposição. Não é novidade alguma que o maior partido de oposição em Pernambuco é o PSB. É justamente este campo que o PT vai buscar um protagonismo.

O alinhamento de Raquel Lyra com Lula vem rendendo bons frutos para Pernambuco como por exemplo a liberação de R$ 900 milhões de financiamento através do Banco do Brasil. 1,7 bilhões de financiamento através da Caixa Econômica Federal.

Sem produção

Os deputado estaduais Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Mario Ricardo (Igarassu) ainda não apresentam uma projeto sequer neste primeiro semestre como deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Os números estão bem distantes de outros parlamentares que também estrearam no início deste ano no legislativo estadual.

Filiações

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, segue cumprindo uma extensa agenda em busca de fortalecer os quadros do partido para a disputa municipal de 2024. Ontem foi a vez de Anderson filiar a legenda o empresário Orlando Duarte, pré-candidato do partido a prefeito de Limoeiro.

Comemoração

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizará nesta quinta-feira, 03 de agosto, uma programação cívica e cultural a partir das 6h da manhã Para comemorar os 378 anos da Batalha das Tabocas. A data comemora o início da expulsão holandesa do território pernambucano após o embate de 1645 no alto relevo do Monte das Tabocas.

Pleito

O primeiro-secretário e deputado estadual, Gustavo Gouveia (Solidariedade), subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na terça-feira, para solicitar a implantação de uma Delegacia da Mulher para atender mais de 20 municípios pernambucanos. O pedido veio após um caso de feminicídio que acometeu a morte de uma mulher na última semana, no município de Carpina na Mata Norte do estado.

Danilo Cabral

O Superintendente Danilo Cabral tem sido bastante elogiado na condução da Sudene. Com um vasto currículo no setor público, o ex-deputado federal tem sido uma surpresa bastante agradável tanto para aliados políticos e também para alguns adversários que fazem questão de tecerem elogios a condução do seu trabalho.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário