Diante de uma gestão apagada do prefeito Lupércio e da estagnação em torno da candidata escolhida por ele para a sucessão em 2024, a atual ministra de Ciência e Tecnologia do governo Lula, Luciana Santos (PCdoB), pode ser a peça chave para mudar o jogo político em Olinda.
Luciana foi prefeita da cidade por dois mandatos consecutivos (2000-2008), deixando a gestão bem avaliada em virtude dos investimentos vultuosos conquistados por ela no período junto ao Governo Federal, justamente em virtude do bom alinhamento político que ela já mantinha com Lula à época.
Dezesseis anos depois o cenário poderá se repetir, caso Luciana decida deixar o ministério para ser assumir a missão de ser candidata de Lula em Olinda, com o apoio do Partido dos Trabalhadores. É verdade que a entrada dela na disputa ainda não é prego batido e ponta virada, mas a imprensa estadual e nacional já especula essa possibilidade, a exemplo do Blog do Magno, que pautou o assunto recentemente.
Com a gestão morna de Lupércio, o xadrez político da cidade ainda está aberto. Além de Luciana Santos, estão sendo cotados os nomes do vice-prefeito Márcio Botelho e de Isabel Urquisa. Todos três vêm despontando bem, ao contrário da ungida de Lupércio, Mirella Almeida, que não decolou até o momento e não deverá ter boa aceitação popular.
Caso seja mesmo candidata, Luciana estará cumprindo uma missão, e certamente contará com a presença de Lula na campanha.
CURTAS
BOM EXEMPLO – Diante da crise enfrentada pelos municípios com a redução do FPM e do ICMS, o prefeito de Lagoa do Ouro, Edson Lopes, tomou uma decisão fora do comum ao optar por reduzir seu próprio salário visando garantir o pagamento dos servidores municipais. A decisão realça a gravidade da situação financeira enfrentada pelos municípios e a busca por soluções criativas para manter os serviços essenciais em funcionamento.
TÁ FORA – Um fato curioso foi registrado no Sertão de Pernambuco. A cidade de Salgueiro foi impedida pela Justiça de aderir à paralisação das prefeituras programada para esta quarta-feira (30), dentro da mobilização “Sem FPM não dá”. A ação judicial foi movida pela oposição ao prefeito Marcones Sá. Mesmo respeitando a decisão judicial, a Prefeitura de Salgueiro informou que continua solidária ao movimento nacional.
TÁ TRANQUILA – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), respirou aliviada nesta terça-feira (29). O Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores da cidade a aprovação com ressalvas das contas da petista alusivas ao exercício de 2021. As contas agora serão julgadas pelos parlamentares, que deverão aprovar sem dificuldades, uma vez que a prefeita tem 15 vereadores na base, enquanto apenas dois estão na oposição.
BOA NOTÍCIA – O município sertanejo de Inajá foi incluído na relação de municípios beneficiados pelo novo Programa Chapéu de Palha do Governo do Estado. O programa vai aumentar em até 73% o valor do benefício aos trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura e pesca artesanal em Pernambuco. A proposta do novo Chapéu de Palha foi enviada pela governadora Raquel Lyra à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (28). O novo Chapéu de Palha unifica todas as condições do programa e garante ainda uma 5° parcela e o aumento de 38% aos beneficiários do programa Bolsa Família, que passarão a receber R$ 150.
O povo quer saber: A ministra Luciana Santos deixará mesmo o governo Lula para disputar a Prefeitura de Olinda?
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário