terça-feira, 29 de agosto de 2023

Os desafios e a articulação de João Campos para reeditar a Frente Popular do Recife


Durante o Congresso da Amupe, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não poupou os elogios ao ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), sinalizando que as negociações continuam em andamento para atrair o grupo político do ex-senador Fernando Bezerra Coelho.

Miguel, que apoiou a governadora Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno das eleições em 2022, acabou sem espaço na atual gestão e se afastou do novo governo. Com o PSD entregando a Secretaria de Turismo do Recife para embarcar no governo Raquel, a pasta permanece sem um titular definitivo, alimentando especulações sobre uma possível aliança entre o PSB e os ‘Coelhos’ e a indicação de um nome para comandar a pasta municipal.

Nos bastidores, aliados próximos ao prefeito João Campos afirmam que o gestor teria a intenção de nomear o próprio Miguel Coelho, mas o grupo considera indicar o deputado estadual Antônio Coelho (UB). A articulações políticas na capital é apenas uma amostra dos desafios que João enfrentará ao tentar reeditar a histórica ‘Frente Popular do Recife’ faltando pouco mais de um ano das eleições. Além disso, evitar que o PT lance uma candidatura própria e o partido perca o apoio do presidente Lula no Recife é talvez o maior desafio de Campos para 2024.

A articulação com o grupo dos ‘Coelhos’ também tem implicações em Petrolina, onde o deputado federal Lucas Ramos (PSB) é contrário à aliança e estaria disposto a buscar o comando da prefeitura em 2024. Caso a parceria se concretize, Miguel pode neutralizar o PSB e garantir uma reeleição sem adversários à altura do prefeito Simão Durando no vale do São Francisco.

EXPECTATIVA — A ansiedade do primeiro suplente de deputado estadual, Edson Vieira (UB), poderá assumir o mandato na Alepe caso o deputado Antônio Coelho (UB) seja indicado para a Secretaria de Turismo do Recife.

PRESSÃO MÁXIMA — O PT e o MDB continuam tirando o sono do prefeito João Campos ao repetirem exaustivamente a possibilidade de lançarem candidatura própria no Recife e enfrentar a atual gestão socialista.

GRANDE EVENTO — Com o maior Congresso da Associação, a Amupe reuniu prefeitos, deputados, senadores e até a governadora para debater a redução das receitas dos municípios com o corte das cotas do FPM.

ALINHADOS — O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, demostrou bastante entrosamento com a governadora Raquel Lyra, na abertura do Congresso Pernambucano de Municípios.

CONSOLIDADO — Por outro lado, o presidente do Banco do Nordeste, o ex-governador Paulo Câmara, demostrou ter consolidado a aliança com o PT e está cada vez mais próximo do senador petista Humberto Costa.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Fonte: FocoPolítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário