Pernambuco experimentou ao longo de anos dois grupos políticos distintos ocupando o governo do estado e a prefeitura do Recife, as duas principais estruturas de poder, mas desde 2006 que uma mesma frente política comandou ao mesmo tempo a prefeitura do Recife e o governo de Pernambuco, e durante dez anos o PSB comandou o governo estadual e a capital pernambucana.
Esse cenário modificou-se nas eleições de 2022 com a vitória da governadora Raquel Lyra, do PSDB, que apesar de ter iniciado sua vida pública no PSB, elegeu-se numa plataforma de oposição aos socialistas e à Frente Popular. Na capital o prefeito João Campos segue comandando a prefeitura, em comum Raquel e João são herdeiros políticos daquela vitoriosa eleição de 2006 quando Eduardo Campos e João Lyra Neto foram eleitos governador e vice, respectivamente.
Dois grupos políticos distintos comandando o estado e a prefeitura não é novidade. A Bahia vem experimentando isso há anos, com o PT governando a Bahia e o União Brasil comandando a capital. O resultado foi o melhor possível, pois governo e prefeitura têm disputado para ver quem faz mais e melhor para a população, e neste contexto o estado e a cidade estão sendo beneficiados com obras e ações que transformaram as suas respectivas realidades.
Esse cenário da Bahia tem tudo para se replicar em Pernambuco, pois a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos têm agido para mostrar quem trabalha melhor e quem faz mais para a população. Em que pese uma crítica ou outra velada ou pública entre os dois governantes, nada que atrapalhe o bom funcionamento das duas máquinas públicas. Portanto, o saldo desta disputa é que João Campos e Raquel Lyra poderão se sentir desafiados a fazer mais e melhor para a população, e com isso todo mundo acabará ganhando.
Palestra – Neste sábado estarei em Campina Grande para proferir uma palestra no III seminário nordestino de agentes públicos e políticos sobre a comunicação política e a evolução da inteligência artificial nas eleições 2024. O evento reúne outras figuras conceituadas do mundo jurídico e político como o deputado estadual Coronel Feitosa, o deputado federal Lula da Fonte, o conselheiro do TCE, Rodrigo Novaes, e o advogado eleitoralista Delmiro Campos.
Propriedade – Neste sábado, a governadora Raquel Lyra realiza a entrega de escrituras de imóveis para 252 famílias da Zona Norte do Recife. A iniciativa faz parte do programa Morar Bem PE. Do total de regularizações, 128 títulos de propriedade serão entregues a moradores das comunidades do Buriti, no bairro da Macaxeira. Outros 124 títulos são para famílias do Brejo da Guabiraba, no bairro de Casa Amarela. Com essa nova etapa de entrega de escrituras, o governo chega a 3.337 residências regularizadas em oito meses e avança no objetivo de garantir moradia digna para 50 mil famílias pernambucanas.
Apoio – O prefeito João Campos recebeu o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e o presidente estadual da legenda, Sebastião Oliveira, e reforçaram o apoio do partido à gestão socialista no Recife. O gestor tem buscado ampliar seu arco de alianças para buscar a reeleição em 2024.
Inocente quer saber – Após se encontrarem com João Campos, Waldemar e Sebastião inviabilizaram entendimento com Raquel Lyra?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário