Numa atitude de protesto uma grande maioria das cidades do Nordeste vão fechar suas portas hoje para chamar atenção do Governo Federal diante da queda de receitas. Em Pernambuco, a adesão é grande.
A mobilização está grande e o maior reclame é contra a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os gestores dizem que comparando ao mesmo período do ano passado, a redução no FPM atinge 33%. Além do atraso na liberação das emendas especiais para custeio das áreas da Saúde e Assistência Social.
Os otimistas acreditam que essa situação deve melhorar ainda este ano, os gestores realistas acreditam que só no segundo trimestre do próximo ano. A verdade é que do jeito que está não dar pra continuar!
BOLSONARISMO SURFANDO - Como tudo no Brasil termina na politização, com a queda desses repasses os parlamentares bolsonaristas estão surfando na crista da onda para criticar o Governo Lula, sobretudo em regiões que garantiram a vitória do petista, a exemplo de Nordeste.
CONGRESSO DOS PREFEITOS - Encerra hoje o 6º congresso pernambucano dos municípios sendo a maior da história com mais de 3 mil inscritos. Esse evento marca a gestão de Márcia Conrado no comando da Associação Municipalista de Pernambuco. Uma palestra com ato Miguel Fabela vai encerrar o encontro.
MEMORIAL DA ADVOCACIA - Em uma sessão bastante concorrida, o presidente da Seccional da OAB-PE, Fernando Lins inaugura na noite de ontem o Memorial da Advocacia Pernambucana, na sede da instituição, no Recife. O quórum de ex-presidentes foi alto para aplaudir a atual gestão.
FRASE DO DIA: “Estamos direcionando este importante valor para o Fundo Estadual da Saúde, visando o custeio dos serviços da rede. Nossa Bancada está sempre à disposição de Pernambuco, seguindo uma tradição de trabalho conjunto pelos interesses da população”, disse o deputado Augusto Coutinho, coordenador da bancada federal ao liberar mais de R$15 milhões.
TCE NA COLA - Circulo em todo estado a informação baseada no relatório do Tribunal de Contas que empresa do pré-candidato a prefeito de Vicência, Neto de Dija, causou um dano ao município de Timbaúba no valor que ultrapassa R$1 milhão de reais.
POSSE - O novo presidente da Compesa, Alex Campas deve ser empossado na próxima sexta-feira. Toda burocracia de deixar a Anvisa e ser cedido pela Câmara dos Deputados já foi feito. Agora o ato dependerá da agenda da governadora.
PALESTRA - O painel sobre Comunicação no Congresso Pernambucano de Municípios foi bastante prestigiado. Dividi a bancada com o jornalista Nill Junior, Priscila Lapa e professor Bruno da UFPE. Parabéns a AMUPE pela organização e trazer temas de grande relevância para as gestões municipais.
PINGA-FOGO: Terá mudanças no comando da Secretaria de Defesa Social?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário