Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado disputou a prefeitura do município em 2020 sob forte expectativa de ser a primeira mulher a governar o município. Ela acabou vitoriosa e desde que assumiu em janeiro de 2021 que vem se consolidando como uma liderança política do interior de Pernambuco e também do próprio PT, que é carente de novas lideranças.
Recentemente a força que se restringia ao sertão do Pajeú ganhou contornos estaduais com sua ida para a presidência da Amupe. Na função, Márcia já conseguiu imprimir um forte ritmo de trabalho e tem garantido um protagonismo para a Amupe, prova disso foi a exitosa edição do Congresso Pernambucano dos Municípios que reuniu a maior quantidade de inscritos da história.
Aliada da governadora Raquel Lyra e do presidente Lula, Márcia tem sido uma importante voz das demandas dos municípios pernambucanos. Diante deste cenário de queda abrupta do Fundo de Participação dos Municípios, a presidente da Amupe teve importantes conversas com a bancada federal e com o governo federal no sentido de mitigar os impactos da queda de receita dos municípios, buscando soluções imediatas para que a parte mais frágil do pacto federativo não seja ainda mais penalizada.
Com vistas à reeleição em Serra Talhada, a prefeita tem uma sólida base de apoio com 15 dos 17 vereadores e chega no penúltimo ano de sua gestão bastante fortalecida politicamente com a recente aprovação das suas contas de 2021, numa evidência clara de que seu projeto de renovar o mandato não só é competitivo como tem lastro político e eleitoral. Caso lograr êxito na empreitada, suas chances de tornar-se um player estadual num futuro próximo aumentam consideravelmente, pois já mostrou que sabe dialogar, fazer e entregar as transformações que a população precisa.
Tiro saiu pela culatra – A proibição de participação na paralisação nacional, advinda de uma ação na justiça de seus adversários, fez o prefeito Dr. Marcones, de Salgueiro, ganhar destaque virando protagonista. O impedimento gerou atenção da imprensa e apoio do deputado Jarbas Filho. Ele também discursou no 6° congresso da Amupe sobre liberdade e democracia.
Waldemar Oliveira – No primeiro mandato como deputado federal, Waldemar Oliveira (Avante) tem sido uma das grandes revelações da bancada pernambucana. Leve e com excelente trânsito entre os pares, Dema, como é conhecido, tem tudo para se consolidar por muitos mandatos em Brasília.
Belo Jardim – O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), vive um momento muito favorável da sua gestão. Ele tem sido bastante ajudado pelo deputado federal Mendonça Filho que não mede esforços para viabilizar recursos para a cidade em Brasília. Na cidade, o clima é de total consolidação da sua gestão e um ambiente favorável na busca pela reeleição em 2024.
Homenagem – Nesta quinta-feira haverá o lançamento do livro biográfico do senador Jarbas Vasconcelos, escrito pelo jornalista Ennio Benning. A noite promete ser de muitas personalidades da sociedade pernambucana no foyer do JCPM Trade Center a partir das 18 horas.
Inocente quer saber – Como está o quadro eleitoral de Ipojuca com vistas a 2024?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário