O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), entende do traçado da política como ninguém. Vendo que Lula está levando a minirreforma ministerial com a barriga, para retardar o ingresso do Centrão no Governo, frustrou o governo e avisou, ontem, que não vai colocar o projeto do novo arcabouço fiscal em votação na Casa antes do lançamento do Novo PAC.
Em reunião com líderes partidários na residência oficial, em Brasília, o presidente da Câmara informou que só pretende decidir, a partir da próxima semana, quando pautará a votação da proposta em plenário. A ideia de Lira é promover, na próxima segunda-feira, uma reunião com deputados e técnicos do Congresso e do governo para discutir as mudanças feitas pelos senadores no texto do arcabouço fiscal.
Com a decisão de Lira, o Palácio do Planalto terá de lançar o Novo PAC na sexta-feira (11/8), sem saber exatamente quanto terá de espaço no orçamento para o programa. Antes da reunião com líderes, nesta terça, Lira chegou a receber ministros palacianos, que apresentaram a Lira e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), as linhas gerais do que será o Novo PAC.
O presidente da Câmara, inclusive, foi convidado a participar da cerimônia de lançamento do programa, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas ainda não confirmou presença.
Jogo do segura – Lira decidiu segurar a votação do novo arcabouço fiscal diante da demora do presidente Lula em definir os novos ministérios que o Centrão ganhará no governo. O novo arcabouço já passou por votação na Câmara e no Senado ainda no primeiro semestre, mas precisa ser votado novamente pelos deputados, em razão das mudanças no texto feitas pelos senadores. Lira garantiu a líderes partidários que colocará a matéria para votação até o dia 30 de agosto, data em que o governo pretende enviar ao Congresso o Orçamento da União para 2024.
Janela para o Podemos – Surgiu mais uma alternativa partidária para os infiéis de Marília Arraes que integram a bancada do Solidariedade na Assembleia Legislativa – Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Lula Cabral e Fabrízio Ferraz. Além do PSDB, cuja janela foi aberta e oferecida pela governadora Raquel Lyra, os parlamentares que passaram a integrar a base do Governo podem desaguar no Podemos. Isso, se Marília der a carta de anuência, o que será quase impossível.
Bolsonaro multado – Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por propaganda irregular nas eleições do ano passado. Por maioria, a Corte Eleitoral fixou multa de R$ 20 mil ao político do PL. O caso envolve a disputa presidencial de 2022. Os ministros acompanharam o voto do relator ministro Floriano de Azevedo Marques. Marques considerou que houve gravidade na divulgação do vídeo sobre o “kit gay”, por reinserir, “uma vez mais, no debate eleitoral, conteúdo antigo já reconhecido como desinformação”.
PAC nos Estados – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, ontem, a deputados e senadores, que o governo pretende lançar em cada Estado a carteira de obras específicas do Novo PAC para cada um deles. Na próxima sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará o novo Programa de Aceleração do Crescimento, que terá o nome “Novo PAC Desenvolvimento e Sustentabilidade”. As obras que estarão no programa foram escolhidas por cada governador, mas foram levadas em consideração também as prioridades apontadas por ministérios. O investimento anual no PAC será de R$ 60 bilhões, além das parcerias público-privadas.
Alckmin em PE – No próximo final de semana, o vice-presidente e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), estará em Pernambuco para participar de dois eventos. Na sexta-feira, Alckmin estará presente em um encontro na Casa da Indústria, promovido pela FIEPE, no Recife. No sábado, o vice-presidente participa do Seminário Nacional do PSB, em Gravatá, no Agreste. Durante sua estadia no Estado, existe a possibilidade de um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB), ainda não confirmado em nenhuma agenda oficial.
CURTAS
BIOMETRIA – Os municípios de Ouricuri e Salgueiro, no Sertão do Pernambuco, retomaram o cadastramento biométrico. O serviço é destinado a eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, assim como para quem já fez o primeiro título, porém não teve sua biometria coletada. O atendimento ao público está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento pelo site do TRE-PE.
RODOVIÁRIOS – Após terem fechado acordo que pôs fim à greve, na última sexta-feira, o Sindicato dos Rodoviários encaminhou um processo contra a Urbana-PE por suposto descumprimento de seções definidas durante a reunião com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). De acordo com o presidente do Sindicato, Aldo Lima, a Urbana-PE estaria descumprindo o que foi estabelecido no contrato.
Perguntar não ofende: Lula divulga a minirreforma ministerial ainda esta semana?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário