Um ano após assumir o mandato no Senado Federal, o senador Fernando Dueire, efetivado em setembro, decidiu fazer um giro pelo interior do estado, apresentando as ações que vem desempenhando na Câmara Alta em prol de Pernambuco.
O parlamentar nunca disputou mandatos eletivos, o que faz dele um nome pouco conhecido do eleitor, mas suas ações no Senado Federal têm garantido um volume robusto de recursos para os municípios pernambucanos, o que tem despertado o interesse de prefeitos e lideranças políticas tanto em seu gabinete em Brasília como nas vezes que tem andado pelo estado.
Dueire está num partido extremamente representativo, que é o MDB, e pode ser uma opção majoritária em 2026, tanto para a reeleição quanto para uma outra função, uma vez que não possui rejeição e desponta como um quadro técnico com forte sensibilidade política, cada vez mais latente na sua atuação no Senado Federal, sendo um parlamentar de diálogo e de entregas para Pernambuco.
Essa movimentação poderá fortalecê-lo cada vez mais junto à classe política e a depender das circunstâncias de 2026, será um importante player na construção majoritária dos palanques que se viabilizarão daqui para o pleito estadual.
PSDB – O empresário Fred Loyo tem seu nome cotado para presidir o PSDB em substituição à governadora Raquel Lyra. Fred foi candidato a suplente de senador e por muito pouco não foi oficializado como secretário de Desenvolvimento Econômico, pois desempenhou um papel estratégico na construção da candidatura vitoriosa do PSDB.
Emendas – O partido NOVO questionou no STF a execução orçamentária das “emendas RP 8”, alegando mudanças desproporcionais após a inconstitucionalidade do “orçamento secreto” em 2022. Pediu liminar para suspender os pagamentos, distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
Anistia – O PT questionou no STF uma lei paulista que anistiou multas relacionadas ao descumprimento das regras da pandemia de COVID-19. Alega que a anistia prejudica a natureza punitiva e educativa das multas, sendo uma omissão do estado diante de violações às medidas de saúde coletiva. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos beneficiados, e o PT solicitou uma liminar para suspender os efeitos da lei, com a ação distribuída ao ministro Luiz Fux.
Belo Jardim – O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), chega ao terceiro ano de sua gestão com uma boa avaliação e sem um adversário competitivo para enfrentá-lo em 2024. O gestor tem sido alavancado pelo mandato do deputado federal Mendonça Filho, que tem destinado recursos federais para a cidade.
Confiança – O deputado estadual Jefferson Timóteo (PP) acredita plenamente na reeleição do prefeito Keko do Armazém (PP) no Cabo de Santo Agostinho. Importante aliado do gestor, Jefferson aposta no volume de obras e ações que o prefeito entregará ao longo de 2024 para consolidar a busca pela reeleição.
Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra chegará ainda mais fortalecida em 2024?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário