Nasci e me criei em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, distante 123 km de Arcoverde, cidade que frequentei na infância e adolescência, passando a ter uma relação mais frequente e afetiva nos últimos anos depois que conheci minha Nayla Valença. Sendo assim, sempre ouvi falar na Fundação Terra desde a Rua do Lixo, um depósito de resíduos sólidos a céu aberto na qual a população mais pobre de Arcoverde frequentava em busca de alguma coisa para comer ou vender.
A Rua do Lixo se confunde com a trajetória de um personagem famoso, o Padre Airton Freire, meu conterrâneo do Pajeú, nascido em São José do Egito, berço da poesia, cidade vizinha da minha Afogados da Ingazeira. Com aparência de santo, ele criou a Fundação Terra, instituição com três escolas, duas creches, um abrigo para idosos e um centro de reabilitação física em Arcoverde e em Maracanaú, no Ceará. São mais de três mil famílias cadastradas.
O padre conquistou a confiança da população de Arcoverde não apenas pela fé que transbordava, mas pela manutenção de uma obra social já com quase 40 anos de história. O religioso, que está sendo acusado de ordenar o estupro de uma mulher, gravou 180 CDs com músicas e pregações e publicou 90 livros, além de dar retiros espirituais. Na internet, sua presença também é forte: são 133 mil seguidores no Instagram e 38 mil inscritos em seu canal de YouTube.
Ontem, no Recife, delegados envolvidos na apuração das denúncias envolvendo o padre anunciaram o indiciamento de quatro pessoas e relataram cenas gravíssimas de cinco pessoas supostamente vítimas de abusos sexuais. Se isso tudo for verdade, uma conclusão mais que óbvia: ninguém engana o tempo todo, um dia a máscara cai. Em se tratando de um padre, o simples pertencimento à comunidade cristã não garante a credibilidade do discípulo.
Existem pessoas que se apresentam exteriormente como cristãs e, na realidade, nada têm a ver com o projeto do Reino de Deus. Esses, Jesus os chamou de falsos profetas, cristãs apenas na aparência, capazes de enganar a muitos e desviá-los do caminho traçado por Jesus.
Os falsos profetas tendem a desvincular sua vida daquilo que pregam. Ensinam uma coisa e fazem outra muito distinta. Pregam o amor e a misericórdia, mas são egoístas e impiedosos. Exigem o perdão e a reconciliação, porém nutrem o ódio no coração e pervertem. A vida dos falsos profetas é feita de hipocrisia. A estupidez é o combustível dos ditadores e dos falsos profetas!
No caminho da verdade – Presente, ontem, na coletiva da Polícia Civil no Recife sobre o caso Padre Airton, a delegada de Afogados da Ingazeira, Andrezza Gregório, disse que nenhuma das vítimas de violência sexual deram sinais de que estavam mentindo em seus depoimentos. “São mulheres que não se conhecem, e um homem, também, que detalham de forma emocionada. Demonstram dor em relembrar os fatos, e não há nenhum indicativo de que estão inventando, fantasiando algo sobre um homem que, por elas, era tido como um homem santo”, afirmou.
Vítimas de outros Estados – Das vítimas identificadas até o momento no affair Padre Airton, segundo a polícia, quatro são de Pernambuco e uma é de outro Estado, que não foi informado. “Pela natureza do trabalho prestado, era comum virem caravanas de outros Estados para Pernambuco, essa é a notícia que a gente tem. Então, naturalmente, pode ter vítimas de qualquer Estado do País procurando a polícia”, disse, por sua vez, a delegada Morgana Alves, também responsável pela apuração das denúncias contra o religioso.
De olho nas urnas – Depois do encontro do senador Humberto Costa com a governadora Raquel Lyra, o PT não só tem grudado os olhos nas eleições municipais do ano que vem. Ontem, várias lideranças petistas fizeram uma plenária no Recife para dar o start do processo de discussão de candidaturas em vários municípios, inclusive na capital. O PT está presente, hoje, na gestão do prefeito João Campos (PSB) no Recife.
MP interfere em Olinda – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), deve exonerar todos os servidores contratados e temporários, ou renovados, a partir da confirmação de aprovação do último concurso público realizado no município, segundo determinou, ontem, o Ministério Público. A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Ana Maria Barros de Carvalho. Determina que a gestão municipal convoque, nomeie e emposse os candidatos aprovados nos últimos concursos públicos vigentes, na mesma quantidade e nos cargos correspondentes ao número de contratados e temporários efetivados a partir da homologação dos respectivos certames.
Duque e o Governo – Depois de uma conversa com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o deputado Luciano Duque, líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa, mudou de postura em relação ao Governo da tucana, mas nega que já tenha aderido. “Estou votando em favor dos interesses do Estado e observando o comportamento de outras lideranças e do próprio PT com vistas às eleições do próximo ano”, confessa. Em Serra Talhada, sua principal base, Duque está distanciado da prefeita Márcia Conrado, alinhada à governadora, apesar de filiada ao PT.
CURTAS
PAU NA CODEVASF – Na reunião de ontem com os governadores do Nordeste, em Brasília, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, bateu sem piedade na Codevasf. Disse que a gestão do seu sistema é “incipiente”, “frágil” e está “próxima ao amadorismo”.
MILTON EM BONITO – O secretário nacional da Micro e Pequena Empresa, Milton Coelho, vai a Bonito, amanhã, para debater com os empresários da região políticas públicas do Governo Federal que possam ajudar quem produz na região. O encontro será no hotel Bonito Plaza Hotel, coordenado pelo advogado Ademir Alves.
Perguntar não ofende: Quando sai a minirreforma ministerial?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário