Com a entrega de novas doses da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 1 de agosto, Pernambuco ganha um importante reforço para dar continuidade à campanha de imunização da população. Chegarão ao Estado mais 502.040 doses de vacinas da Coronavac/Butantan.
O montante foi dividido em 76 volumes, embarcados em três voos distintos. O primeiro deles aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h, e já seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e distribuição aos municípios.
Com esses novos lotes, Pernambuco ultrapassa a marca de 10 milhões de doses recebidas para o combate ao novo coronavírus.
As doses da Coronavac devem ser utilizadas na aplicação de primeiras e segundas doses. Além do primeiro voo, são esperadas mais duas novas cargas, completando as entregas de imunizantes desse fabricante previstas para hoje. De acordo com a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, as unidades da Coronavac devem ser utilizadas para proteção da população com os esquemas de vacinação completos. Ou seja, com a primeira e a segunda dose.
Somadas as três novas entregas do Butantan, Pernambuco totaliza o recebimento de 10.422.650 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.133.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.185.560 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Variante
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou, na última sexta, 27 de agosto, mais oito casos de pacientes infectados com a variante delta da Covid-19. Da rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz PE), 5,4% apresentaram a variante.
Das 148 amostras sequenciadas, 8 foram de pacientes infectados com a variante Delta, sendo dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Agora, o estado totaliza 15 notificações desse tipo do novo coronavírus. São dez de pessoas residentes em Pernambuco e cinco de tripulantes estrangeiros de um navio que já deixou Pernambuco.
Entre as outras amostras sequenciadas, 132 (89,1%) eram da linhagem ou sublinhagens Gama (P.1). As demais são linhagens de menor preocupação. As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho ao dia 5 de agosto.
Entre os 8 casos da Delta, 3 foram em pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idades entre 16 e 56 anos. Com isso, totalizam 10 casos desta variante no Estado.
Fonte:Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco.
Portal
de Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário