A senha da expulsão
Na entrevista que concedeu, ontem, ao Frente a Frente, o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, histórico socialista, disse algumas verdades que os gestores socialistas no Estado em geral vivem a situação na pele, mas não têm coragem de se manifestar em público. Martins disse, por exemplo, que o governador Paulo Câmara foi extremamente desatencioso com ele, a ponto de sequer dar um telefonema de parabéns pela vitória eleitoral.
Isso atesta, mais uma vez, que Câmara continua um estranho no ninho da política, que foi um aluno fracassado do seu mestre, o ex-governador Eduardo Campos. Duvido que Eduardo, em vida, seja no exercício do mandato de governador, ministro ou deputado federal ficasse alheio às comemorações de um aliado eleito prefeito. Era o primeiro a ligar, sem interferência de secretária, direto do seu celular pessoal. Na essência da palavra, Eduardo foi um animal político.
Paulo Câmara deve ter deixado de cumprimentar uma penca de prefeitos pela vitória municipal em 2020. Diferente de Eduardo, o governador e sucessor não ternura ninguém, nem os que têm voto e cheiro do povo. Não é do ramo. Outra verdade que Martins disse: até agora, com nove meses de gestão, não recebeu um centavo do Governo do Estado, nem mesmo na gestão da pandemia. Não só ele, um exército de prefeitos se encontra nessa situação, mas nada falam, temendo represálias.
Zé Martins disse que era independente. E é mesmo. Não dependeu do PSB para ser eleito. Chegou ao poder pela força popular que detém. E faz uma gestão em sintonia com a população, com quase 80% de aprovação, segundo o Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Por isso mesmo, controla o eixo da venta e tem a liberdade de ir prestigiar o ato de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao DEM, mesmo sabendo que vai desagradar à cúpula do PSB.
“Não estou nem aí, se quiserem me expulsar fiquem à vontade”, desabafou, adiantando que não irá sozinho ao lançamento da pré-candidatura de Miguel ao Governo do Estado. “Vou levar uma caravana para bater palmas para ele, que é um grande gestor e merece ser governador”, disse. Aos bons entendedores, o prefeito de João Alfredo, terra de Severino Cavalcanti, deu a senha para ser expulso.
Porteira – Zé Martins é o primeiro, mas não será o único a mostrar que tem cabelo na venta para contrariar o partido. Soube que outros prefeitos do PSB, extremamente agradecidos pelo apoio recebido do senador Fernando Bezerra Coelho, pai de Miguel, na transferência de recursos federais, irão ao ato de filiação e lançamento da pré-candidatura do prefeito de Petrolina a governador, assim como uma penca de vereadores. O corajoso Zé Martins pode ter dado o start para abertura da porteira.
Turismo religioso – O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), comemora desde ontem uma bela notícia: enfim, a Caixa deu o aval para celebrar o convênio para liberação de recursos federais ao projeto de revitalização do Alto do Cristo, área que tende a se constituir no futuro um chamariz para o chamado turismo religioso. A emenda é do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos, e padrinho político do prefeito.
Pontualidade – Um relatório elaborado pela empresa Cirium, especializada em dados para a aviação, com base nas informações do mês de agosto, revelou que o Aeroporto Internacional do Recife é o mais pontual da região Nordeste. Além de ser destaque no Brasil, o terminal também foi considerado como o 4º mais pontual do mundo entre os aeroportos de médio porte. Durante o mês de agosto, o índice de pontualidade do local ficou em 92,2%. “O Aeroporto do Recife vem colecionando números positivos durante a retomada do turismo. Desde a malha aérea até às questões estruturais e técnicas. Estamos muito satisfeitos com o resultado apontado pelo estudo e nos destacamos sendo o único do Nordeste a figurar no ranking”, disse o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.
Alinhado ao PSB – Na coluna de ontem, cometi um equívoco. Informei que o prefeito de Tacaimbó, Álvaro Marques, a única exceção de gestor municipal eleito no Agreste Setentrional, era favorável à tese da candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições de 22. “Sou aliado do Governo Paulo Câmara e por isso mesmo favorável a que o PT se alinhe ao PSB, mas vou esperar a palavra final do comando do meu partido”, ressaltou. Está feita a correção, prefeito!
O grito de Casagrande – Casagrande engrossou a lista dos artistas que partiram para o ataque contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após o discurso do “capitão” na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Para o comentarista da Globo, o político contou mentiras para o mundo. O desabafo do ex-jogador aconteceu durante o Seleção SporTV e foi motivado em razão da crise vivida dentro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por causa das acusações de assédio contra Rogério Caboclo. “Nós temos um presidente, na ONU, que não para de falar mentiras, é isso que ele fez lá, contar mentiras”, disparou.
CURTAS
CIRURGIAS – As cirurgias eletivas foram retomadas, ontem, no Hospital Otávio de Freitas, no Sancho, na Zona Oeste do Recife. Os procedimentos sem urgência tinham sido suspensos na quinta-feira passada, durante uma semana, por causa da superlotação da unidade. A decisão de suspender os procedimentos marcados para pacientes sem risco de morrer foi anunciada pela direção do Otávio de Freitas.
MÃO ESTENDIDA – Um programa de apoio a empresas privadas foi lançado, ontem pelo Governo do Estado. O Estado vai pagar, por seis meses, metade do salário mínimo (R$ 550) para cada novo trabalhador contratado. Para participar, os interessados devem se cadastrar a partir de 1º de outubro e seguir uma série de pré-requisitos saiba quais são eles. Com o Emprego PE, o estado planeja reforçar as ações de recuperação da economia após os impactos da pandemia.
Perguntar não ofende: Depois de Zé Martins, quem vai abrir o bico para contar as verdades do PSB?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário