quinta-feira, 10 de junho de 2021

Adesão do PSL amplia Frente Popular às vésperas de mais uma eleição

 

As últimas modificações feitas pelo governador Paulo Câmara no seu secretariado possibilitaram a consolidação e ampliação da Frente Popular de Pernambuco. Com sutileza, o socialista conseguiu garantir espaços para quem já estava dentro do grupo, porém faltava colocar as digitais no Palácio. Isso aconteceu com o Avante, presidido pelo deputado Sebastião Oliveira. O mesmo fenômeno se repetiu com o PSD de André de Paula, o Republicanos de Sílvio Costa Filho e até com a deputada Gleide Ângelo (PSB), outrora tida como insatisfeita e que indicou o comando da Secretaria da Mulher.

Recentemente, a Frente se ampliou ainda mais, com a chegada do PSL do deputado Luciano Bivar, que indicou José Lindoso para a presidência do Porto do Recife. Mais que isso: dono do segundo maior tempo de propaganda eleitoral entre todos os partidos, o PSL lançou candidatura própria no Recife em 2020 e tinha tudo para figurar na oposição em 2022, mas optou pela adesão ao Palácio. Esse movimento abre caminho para outras siglas aderirem ao processo, como o Podemos e até retorno do PT à Frente.

A consolidação do PSB em Pernambuco também reflete a força da sigla no âmbito nacional, haja vista que majoritariamente o comando do partido é composto por pernambucanos. A sinalização da chegada do governador do Maranhão, Flávio Dino, dos deputados Marcelo Freixo e Tabata Amaral, e da ex-deputada Manuela d’Ávila coloca o PSB num patamar importante na construção do debate presidencial. Segundo interlocutores, “o movimento dos socialistas em vencer quatro eleições consecutivas de governador e três na capital atrai interesse do ex-presidente Lula de marchar com o PSB na próxima eleição”.

Por fim, Paulo Câmara se prepara para montar a maior frente partidária da história de Pernambuco, deixando sua marca no âmbito administrativo, mas também destacando sua capacidade de articulação política às vésperas de mais um pleito estadual.

LONGE DE BOLSONARO – Com essa adesão ao palanque da Frente Popular, o PSL demonstra com atitudes que a separação com o presidente Bolsonaro não tem volta. Porque se houvesse uma mínima chance, Bivar não teria feito um movimento de declarar apoio a um governo de esquerda.

FEDERAÇÃO À VISTA – A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 2.522/15, do Senado Federal, que institui as federações de partidos a partir de mudanças na Lei dos Partidos Políticos e na Lei das Eleições. A federação é a uma alternativa ao fim das coligações proporcionais. Nesse sistema, as siglas associadas agem como se fossem uma única legenda, tanto nas eleições quanto durante a legislatura.

PRISCILA NO PÁREO – O ex-ministro Mendonça Filho exaltou as qualidades e a trajetória política da deputada estadual Priscila Krause. “Para mim, ela pode disputar o Senado, pode disputar o governo, ela tem qualidades para isso”, destacou o líder dos Democratas em Pernambuco. Mendoncinha também abriu as portas do DEM caso Miguel Coelho não consiga viabilizar o MDB para disputar o Governo de Pernambuco.

RÁPIDAS

SEM CPI – Os deputados estaduais do PCdoB, PT e PSOL enviaram uma nota à imprensa afirmando que não vão assinar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Alepe para averiguar a ação da PM no protesto do dia 29. Na nota, eles pediram uma repactuação da segurança em Pernambuco.

VACINAÇÃO – O prefeito de Vicência, Guilherme Nunes, está seguindo à risca o calendário de vacinação divulgado pelo Recife. Quando João Campos divulga um novo grupo na capital, ele em seguida anuncia na sua cidade. Guiga, como é conhecido, vem mostrando sua eficiência na gestão da pandemia.

OLINDA VACINA JORNALISTAS – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), anunciou que a partir da próxima segunda-feira serão vacinados todos os profissionais de imprensa residentes no município. O anúncio foi feito no mesmo dia de uma campanha reivindicando esta pauta no Recife.

PINGA-FOGO: Qual é o próximo partido anunciar o embarque na Frente Popular?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário