sexta-feira, 23 de abril de 2021

PT e PSB juntos em 2022: Para onde vai Marília?

 

Já é prego batido e ponta virada: A aliança do PSB com o PT nacionalmente está consolidada. A aliança dos dois partidos podem trazer os mais diversos desdobramentos aqui no estado. O primeiro deles, é a aliança com o ex-presidente Lula que será candidato novamente depois de cinco eleições presidenciais: 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. A ligação de Lula com o PSB é enorme. Em 1998, Arraes contou com a presença de Lula em sua convenção no Recife quando tentava renovar o seu mandato de governador.

A aliança foi feita "entre tapas e beijos" em crises de ciumeiras entre petistas e socialistas. A aliança do PT com o PSB afasta de vez a possibilidade de uma aliança dos socialistas com o PDT de Ciro Gomes. Mas esta aliança que ainda segue em curso de debate sofre resistências de nomes como o prefeito João Campos que defende que o partido tenha uma candidatura própria a presidência, inclusive utilizando o plano de governo de seu pai, Eduardo Campos que foi debatido entre os anos 2013 e 2014. 

Além disso, existe o fator Marília Arraes. Com a decisão do PT de apoiar um nome do PSB ao governo do estado existem dois caminhos para a parlamentar: ou ela sai do PT e tenta aliança com um novo partido, ou ela permanece na legenda e abre novamente uma dissidência. Foi o que aconteceu em 2018 quando Marília cruzou os braços para a campanha de Paulo Câmara e fez apenas sua campanha e de Fernando Haddad. 

Caso queira de fato ingressar em uma legenda que seja de oposição ao governo do estado e distante de Bolsonaro, existe apenas um partido que ela pode ir com tranquilidade inclusive para ser uma novo nome na legenda: O PSDB. Sim, o PT travou durante anos uma luta contra o PSDB, mas hoje embora ideologicamente sejam diferentes, eles tem algo em comum: Querer ver Bolsonaro longe da presidência. Já aqui no estado, a legenda conta com dois nomes que tem uma certa amizade com Marília: O ex-senador Armando Monteiro e a prefeita Raquel Lyra. Esta segunda recebeu inclusive elogios da deputada.

Observação - Desde que a deixem livre para apoiar e fazer campanha para presidente (no caso Lula) Marília toparia sim trocar de legenda. Essa é a informação que corre nos bastidores. Segundo dizem, seria complicado uma mudança e aliança com o bolsonarismo pois o eleitorado da deputada é fiel aos ideários.

Paulo Câmara - O governador Paulo Câmara lança, nesta sexta-feira (23.04), o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), visando garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário à população residente em comunidades rurais de Pernambuco. Com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões na implantação de novos sistemas simplificados de abastecimento, o novo programa contemplará, inicialmente, dez municípios. De forma gradual, serão beneficiadas cerca de 30 mil pessoas de mais de 600 localidades.

Prorrogado - Em pronunciamento nesta quinta-feira (22), o governador Paulo Câmara anunciou a prorrogação das medidas restritivas de combate à Covid-19. Segundo o governador, o resultado das últimas três semanas de restrição indica uma estabilização no número de casos, internações e óbitos. Porém, os percentuais de contágio ainda estão altos. O Plano de Convivência será estendido até o dia 9 de maio.

100 mil - Jaboatão dos Guararapes superou a marca de 100 mil doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19, e o resultado foi amplamente comemorado pelo prefeito Anderson Ferreira e todas as equipes da prefeitura envolvidas, direta ou indiretamente, na campanha de imunização. Somente nessa quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, mais de três mil idosos – público-alvo desta etapa – receberam as doses nos nove pontos distribuídos pela cidade. Atualmente, o município vacina, das 8h30 às 17h, idosos com idade a partir dos 60 anos.

Cassação - O vereador do município de Salgueiro Emmanuel Sampaio (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após uma série de acusações constatadas contra ele. Emmanuel foi investigado por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral no pleito municipal de 2020, conforme provas colhidas pela Polícia Federal (PF). As informações são da Folha de Pernambuco.

Live - E hoje vamos conversar com o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto, que vai falar sobre os cem dias de gestão na cidade. A entrevista acontece via instagram e para acompanhá-la é só nos seguir @blogdosilvinho_oficial

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário