sexta-feira, 6 de março de 2020

Wolney Queiroz: 'Aqui não tem acordo com o PT'

Dep. Wolney Queiroz (PDT - PE)
Dep. Wolney Queiroz (PDT - PE)Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi já pisou e repisou a importância de o PDT ter uma candidatura à Prefeitura do Recife. Entre outros motivos, atribuiu o plano à necessidade de sedimentar o projeto presidencial do ex-ministro Ciro Gomes. Um mal-estar, no entanto, que se deu na reunião da bancada do PDT com a Executiva do partido na última quarta-feira colocou em xeque os planos da sigla de encabeçar uma chapa na corrida majoritária na Capital.
Como antecipamos, ontem, no programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, o deputado federal Túlio Gadêlha pediu, na ocasião, que fosse registrado em ata que ele estaria abrindo mão de entrar na disputa pela PCR. À coluna, o deputado informou que vai falar sobre o tema na próxima segunda-feira. Se os planos do PDT na Capital parecem estar em aberto, uma coisa, de antemão, é dada como certa: não há chances de o PDT fazer aliança com o PT no Recife. Novo líder da bancada, eleito por unanimidade durante essa mesma reunião na qual Túlio informou que não mais concorreria a prefeito, o deputado federal Wolney Queiroz crava uma premissa da legenda: "Aqui (no Recife), não tem acordo com o PT". E prossegue: "Por uma razão simples, seremos adversários em 2022. Ninguém quer botar azeitona na empada de ninguém". Na esteira, Wolney reforça: "Com certeza , seremos adversários em 2022. Com o PSB, poderemos ter aliança, mas, com o PT, seremos adversários". Indagado sobre o caso de Túlio, Wolney evita emitir posição. O movimento do deputado que comanda a comissão provisória no Recife, de recuar da corrida majoritária, se deu durante o debate em que Wolney foi sacramentado líder da bancada e André Figueiredo, líder da minoria. Ainda antes do Carnaval, Carlos Lupi, em reunião com a bancada, já havia subido o tom diante da iniciativa de Túlio de concorrer com André Figueiredo. Túlio levou a cabo a ideia e, ao final do processo, pediu que ficasse registrado em ata que estava abrindo mão da disputa pelo Recife. O registro foi feito e pode representar uma deserção a menos para o PSB. A conferir.

Café com Rodrigo Maia
O impasse envolvendo a liderança da minoria não se restringiu à questão interna no PDT com Túlio Gadêlha. O debate sobre o cargo ampliou ainda a superfície de atrito do PDT com o PT. Cabia ao PDT o cargo em 2020, mas o PT indicou José Guimarães. Às 7h de ontem, pedetistas incomodados já estavam na residência de Rodrigo Maia.
Ninguém sai > Foram a Maia: Carlos Lupi, André Figueiredo e Wolney Queiroz.. A indicação de José Guimarães acabou suspensa e Jandira Feghali permaneceu na Liderança da Minoria. Aliados provocavam a cúpula do PDT, dizendo que foi "golpe" do PT.
Rota de... > Depois de o deputado federal Silvio Costa enumerar municípios, onde o Republicanos e o PSB já têm composições , ontem, em entrevista à Rádio Folha, o deputado federal João Campos afirmou que vem discutindo "o quadro político do Estado" com Silvio Costa Filho e falou em "buscar convergências".
...aproximação > Indagado sobre eventual apoio a Silvio Costa em Jaboatão, João Campos considerou: "Existe esse fato novo do novo domicílio do ex-deputado Silvio Costa e acho que isso certamente deve ser avaliado no grupo de trabalho do PSB".
Vagão > Como a coluna registrou em primeira mão, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitou, em Pernambuco, ontem, a CBTU e a Sudene. Na CBTU, defendeu reestruturação do Metrô do Recife . No último dia 18, uma colisão de dois trens rendeu críticas e cobranças ao Governo Federal. 
Fonte: Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário