
No dia da publicação da notícia, 1.268 Municípios não tinham homologado os dados do 6º bimestre. Sem nominar quais eram, a Confederação tinha como objetivo alertar os gestores para verificarem a situação, por meio do Portal Siops. No site, também é possível consultar as pendências por Estado e Região. Vale lembrar que os dados são atualizados regularmente alterando a situação dos Entes consultados.
Condições
A área da Saúde da CNM ressalta que a não homologação do 6º bimestre ou o descumprimento do que estabelece o Art. 7º da Lei Complementar 141/2012 resulta na suspensão dos repasses federais de financiamento da saúde.
Caso o Município deixe de aplicar o mínimo de 15% das suas receitas próprias em saúde, terá essa diferença de valor descontada em parcela única da conta do FPM. O montante é repassado para uma conta específica do Fundo Municipal de Saúde - sanção conhecida por Condicionamento. Estando o Ente nesta situação, é necessário repor no atual exercício o montante que deixou de ser aplicado.
Entretanto, o bloqueio é em decorrência da não homologação dos dados do 6º bimestre do exercício financeiro no Siops. A entidade se coloca à disposição para qualquer esclarecimento.
Fonte: Agência CNM de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário