terça-feira, 12 de novembro de 2019

Patrícia Domingos é a melhor aposta que a oposição pode fazer em 2020 no Recife

Fragilizada pelas sucessivas derrotas para a Frente Popular, a oposição composta por PSDB, PL, PSC, PTB, PSL, PRTB, Cidadania, Podemos, Republicanos e Democratas precisará de criatividade para possibilitar alguma chance de vitória contra a Frente Popular em 2020.
Se apostar em nomes tradicionais, anteriormente derrotados pelo PSB em eleições passadas, o caminho estará pavimentado para uma nova derrota em 2020, isto porque o PSB sabe como desconstruir nomes como Mendonça Filho e Daniel Coelho, por exemplo. Em eleições anteriores a estratégia adotada pelos socialistas surtiu efeito, e dificilmente não surtiria com os mesmos nomes em 2020.
Para apresentar alguma competitividade, a oposição precisa apostar em algum outsider que possa canalizar alguma perspectiva de crescimento, pois na política as chances de derrota são elevadas. Apostando numa opção de fora da política, o grupo oposicionista estará apontando para um caminho perigoso e incerto para o PSB.
O único nome que atende a estes requisitos é o da delegada da extinta Decasp, Patrícia Domingos. Jovem, bem articulada, e com uma forte pauta da segurança pública, Patrícia é a opção que pode canalizar o desejo do eleitorado mais alinhado com a direita no Recife e ainda mais auferir votos em espectros ideológicos que sinalizem para um nome de fora da política.
Patrícia tem uma rejeição baixa e um significativo potencial de crescimento, e por ser mulher será um nome difícil de ser desconstruído, pois poderá vestir a melhor posição que existe para um candidato na política, que é a de vítima se for muito atacada pelos seus adversários.
Prestígio – Foi bastante prestigiada a filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao MDB. Além do senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado federal Raul Henry, participaram o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, todos do novo partido de Miguel.
Lançamento – Defensor de um rompimento do MDB com o PSB em Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho aproveitou o ato de filiação de Miguel Coelho ao seu partido para lançar a pré-candidatura do deputado federal Raul Henry a prefeito do Recife.
Descrença – Apesar do entusiasmo do senador Fernando, pouca gente no meio político acredita que Raul Henry terá coragem de romper com o PSB para disputar a prefeitura do Recife em 2020. Os que desacreditam em Raul ser candidato apostam que o emedebista não tem sobrevida política na oposição ao PSB.
Promulgação – Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, a Reforma da Previdência será promulgada nesta terça-feira. A reforma trará uma economia de R$ 800 bilhões aos cofres públicos na próxima década e terá efeito fundamental na retomada da economia brasileira.
RÁPIDAS
Presença – O ex-presidente Lula, após ser solto por decisão da justiça, confirmou presença no Festival Lula Livre, que ocorrerá no dia 17 na capital pernambucana. O evento será na Praça Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife, a partir do meio-dia.
Perda – O jornalismo político pernambucano perdeu um de seus maiores expoentes. Aos 64 anos de idade, vítima de complicações do câncer, Inaldo Sampaio nos deixou ontem. Nossos sentimentos aos amigos e familiares enlutados pela perda de Inaldo.
Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro acertou ao extinguir o DPVAT?
Fonte: Blog Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário