domingo, 16 de setembro de 2012

Inaugurado campo de futebol construído pela própria comunidade em São Lourenço

Um projeto que nasceu há quase um ano se consagra hoje na cidade da copa. Foi inaugurado na manhã deste domingo, no município de São Lourenço da Mata, o campo construído a partir da mão de obra comunitária, o primeiro no Brasil sob iniciativa e instrução da love.fútbol – ONG responsável pelo projeto.


As reuniões e mutirões duraram quase um mês, mas o pouco tempo de trabalho é sinônimo de muita força de vontade e disposição. Afinal, foram 150 populares envolvidos na construção do campo, que foi apadrinhado pelo time local, o Ponte Preta.O espaço com traves profissionais, conta até com vestiário para os jogadores. E, de acordo com o fundador da love.fútbol no Brasil, Manoel Silva, é a partir deste projeto que a comunidade de Várzea Fria marca o Brasil no mapa do mundo como um país que iniciou as atividades sociais para garantir futebol para todos.



Pernambuco é o primeiro estado do Brasil a receber o projeto, que em breve chegará ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, visando estimular (mais ainda) o futebol e atividades esportivas entre crianças e adolescentes. E como não poderia ser diferente, hoje as crianças estrearam o gramado com uma partida entre o Ponte Preta e o time que veio de Tiúma (município vizinho), o Sensação. 



O placar que os craques mirins garantiram foi de 4 x 0 para o time ‘de fora’. “É emocionante ver as crianças de Várzea Fria orgulhosas de um campo de futebol que antes só tinha lama. Hoje eu posso dizer que elas são donas de um futuro brilhante”, comentou emocionado Grilo, morador da comunidade e um dos principais voluntários engajados na construção do campo. 



O próximo passo da ação social é criar um estatuto e uma associação que auxilie na manutenção do campo e também na programação de atividades e arrecadação de verbas para dar continuidade ao projeto. 



Ao final das comemorações, homenagem e partida oficial, as crianças continuaram “batendo uma pelada” no local. Era incontestável a felicidade de poder desfrutar de um espaço pronto para receber chutes e muitos, muitos gols.


Fonte:Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário