segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Arena Capibaribe deve ficar pronta em 2012, afirma presidente do Comitê Gestor

No dia 5 de fevereiro, Governo do Estado apresentará as propostas das quatro empresas que responderam ao processo de licitação

A construção da Arena Capibaribe, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, deve ficar pronta no início de 2012. Além das partidas da Copa do Mundo, o espaço também vai contar com atividades culturais e recreativas.

De acordo com o secretário-executivo do Comitê Gestor, Sílvio Bompastor, o projeto prevê que depois do Mundial, a arena seja utilizada como escola teatro e cinema. No entanto, o principal uso será destinado às atividades esportivas desenvolvidas pelos pernambucanos. “Os três maiores times do Estado pediram um prazo para analisar o projeto, que prevê que o clube que jogue 30 partidas reserve pelo menos 20 para a arena. O Náutico e o Santa Cruz avaliaram positivamente o projeto, já o Sport pediu mais tempo para dar uma reposta”, explica Bompastor.

No dia 5 de fevereiro, o Governo do Estado apresentará as propostas das empresas que responderam ao processo de licitação, lançado no dia 21 de dezembro. “Estão concorrendo as empresas Certel, Multiconstrutoria e Odebrecht. O prazo agendado com a Fifa para entrega do projeto completo é 8 de março e o prazo para entrega da arena é 6 de janeiro de 2012”, explica Sílvio Bompastor.

O vencedor da licitação também ficará responsável pela construção da Cidade da Copa, infra-estrutura no entorno do estádio. A previsão é de que a construção esteja finalizada em 10 anos. Na Copa, estarão construídas cerca de duas at três mil unidades habitacionais.

O estádio terá 46 mil ligares com 100 mil vagas para estacionamento e será totalmente coberto com estrutura metálica. O campo terá quatro vestuários, conforme o exigido pela Fifa. Segundo Sílvio Bompastor, o investimento será de R$ 479 milhões, quase R$ 100 milhões a menos do que havia sido anunciado. “O governador retirou os impostos estaduais e municipais para a cosntrução da arena. Por isso o valor de investimento caiu”, explica.

Da Redação do pe360graus.com

Um comentário:

  1. SÃO LOURENÇO RENUNCIA A MILHÕES DE REAIS

    Infelismente são Lourenço vai deixar de arrecadar milhões de reais com a renuncia dada pela poder executivo e legislativo do Municipio.

    As construtoras que construiram a cidade da COPA estão isentas de pagar impostos ao municipio,
    os impostos deixados de arrecar resolveria a questão da saude hoje deficitaria, educação, especialmente profissionalizante, saneamento basico e muito calçamento.
    Trata-se de um Acordo politico que prejudicou o povo dessa cidade.

    A CAMARA TAMBÉM TEM CULPA NO CARTÓRIO:

    A Camara de Vereadores aprovou projeto de Lei de isenção desses impostos, sem nenhum questionamento, cadê a contra partida do governo do estado para minirar essa situação, já não basta a falta de ação para trazer o metrô até Sâo Lourenço, outro acordo de cavalheiro que prejudicou mais uma vez o municipio.

    Que se pronucie os responsaveis por tudo isso, que diga ao povo por que falta serviços basicos para a população.


    Joaquim de Melo

    ResponderExcluir