segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O pontapé inicial

A partir de hoje, o governo do estado de Pernambuco abre um período de 30 dias de consulta pública para concessão administrativa e construção da Arena Pernambuco que ficará dentro da Cidade da Copa 2014, que será levantada no município de São Lourenço da Mata. As empresas ou grupos de consórcios que se interessarem, além dos órgãos fiscalizadores da sociedade, terão todas as informações e cópias das minutas do edital e do contrato, além do projeto integral da Arena, à disposição na página da Secretaria de Planejamento e Gestão na internet (http://www.seplag.pe.gov.br/).

Ao final da consulta pública será lançado o edital de licitação para a obra da Arena da Copa. O consórcio vencedor terá direito de construção do estádio e também prioridade na posterior viabilização da Cidade da Copa. Dentro do programa de Parceria Público-Privada, o governo do estado, além entrar com o terreno em São Lourenço ainda dará uma contrapartida financeira ao grupo vencedor da licitação.

O valor do investimento na construção da arena está orçada em R$ 452 milhões. Inicialmente, a participação privada arcará com todo o montante, sendo que 30% deste valor tem que partir dos cofres do consorcio privado. Os outros 70% podem ser buscados em empréstimos bancários. A empresa que vencer a concorrência terá a concessão administrativa da arena por 30 anos.

Por outro lado, o estado dará uma contrapartida financeira ao grupo vencedor da licitação. "Quem construir a arena terá uma contrapartida de R$ 15 milhões por ano pelos próximos 30 anos. Ao final deste período, o complexo volta a ser administrado pelo estado de Pernambuco", disse Silvio Bompastor, Secretário Executivo do Comitê Gestor de Parcerias Publico-Privadas (PP). "O governo só começará a pagar sua contrapartida financeira quando for iniciado o uso da arena".

O secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, afirmou ainda que várias obras de infraestrutura já estão iniciando o processo de licitação ou já sendo executadas. Entre elas, a duplicação da BR -408, a ampliação da Estrada da Batalha, Construção da Estação Cosme/Damião, que ficará a 1km da arena e também a ampliação do Aeroporto dos Guararapes. "São obras importantes que fazem parte do desdobramento do PAC da Copa", enfatizou.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário