A pesquisa do IPESPE, terceira realizada pelo instituto até o momento na corrida pelo Governo do Estado não trouxe nenhuma novidade do que os outros institutos vêm apontando. Marília em uma liderança isolada que dificilmente vai modificar até a eleição e já está com o passaporte carimbado para o segundo turno e uma verdadeira luta para ver quem disputará com ela o cargo de governador.
É interessante que se perceba que um segundo turno significa mais vinte e sete dias de campanha tendo em vista que os candidatos já poderão pedirem votos tão logo sejam confirmados no pleito seguinte. Então é um tempo muito longo de campanha que pode mudar totalmente o jogo. Justamente por isso e por ver que Marília atingiu um ótimo patamar que os demais (ela está na casa de 35% a 40%), a campanha da candidata do Solidariedade vai intensificar ainda mais para liquidar a fatura de vez no primeiro turno.
Não é algo impossível, tendo em vista que é normal que os eleitores de Pernambuco tendem a pender para quem está sempre na frente e com condições reais de vitória. Só a título de exemplo, a porcentagem que Marília está apresentando neste início de setembro tanto no IPEC quanto no IPESPE e bem maior que o atingido por Paulo Câmara no final de setembro de 2018. Para conferir, basta dar um Google e comparar os resultados.
Já dentro da realidade atual, nós temos quatro candidatos que encontram-se empatados tecnicamente e com chances reais de irem ao segundo turno: Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB). Todos estão tecnicamente empatados com vantagem numérica para Anderson Ferreira sobre os demais. A posição antes era ocupada por Raquel Lyra.
Falta ainda vermos os números das próximas pesquisas, principalmente do IPEC para ver se a chegada de Anderson ao segundo lugar é uma tendência detectada por todos os institutos de pesquisas. Anderson tem usado fortemente a imagem de Bolsonaro e Marília abraçou desde antes do lançamento a candidatura de Lula ainda que seja apenas uma declaração de apoio. Isso pode configurar claramente a nacionalização de uma eleição estadual.
Com Lula - Não está até o momento saindo da maneira que o PT queria juntamente com o PSB. Até então acreditava-se que colando a imagem de Lula a de Danilo, o socialista conseguiria alavancar o projeto da Frente Popular, o que até o momento não aconteceu. Espera-se ainda esta semana uma reação mais incisiva de Danilo que possa dar um folego na militância e apoiadores.
Priscila questiona - Vice de Raquel Lyra, a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) usou suas redes sociais e chamou a atenção ao realizar uma comparação com Danilo e Marília e reafirmando que a verdadeira mudança é Raquel. "Além da candidatura oficial, tem outras que nos exigem ficar muito atentos: representam exatamente a continuidade. Afinal de contas, por exemplo, ter como candidato a vice o secretário dos Transportes de boa parte do governo Paulo (a gestão das piores estradas) é apostar na mudança?" indaga Priscila.
Força - A candidata do PSDB, Raquel Lyra, tem surpreendido a todos por se manter firme nas pesquisas de intenção de votos divulgadas até o momento. Mesmo sem a estrutura dos nomes que concorrem diretamente com a tucana, Raquel consegue se manter em um patamar invejável.
Autorização - O governador Paulo Câmara autorizou, nesta segunda-feira, a pavimentação do acesso da sede do município de Tupanatinga, no Agreste Meridional, ao povoado de Mata Verde. As obras terão investimento de R$ 6,3 milhões e serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
Pesquisa - O Real Time Big Data divulga hoje (13), a sua terceira pesquisa para o Governo e Senado de Pernambuco. A divulgação acontece a partir das 19:30 na Tv Tribuna.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário