segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Uma semana decisiva em Pernambuco

 

Foto: Reprodução TV Globo 

Historicamente as eleições em Pernambuco chegavam em sua última semana com a segurança dos dois primeiros colocados, ora para findar em primeiro turno, como aconteceu em nove ocasiões, ora para definir aqueles que se enfrentariam na segunda etapa, como em 2006 quando Eduardo Campos abriu oito pontos sobre Humberto Costa e foi ao segundo turno contra o então governador Mendonça Filho.

A eleição deste ano chega a sua última semana com um quadro de total indefinição sobre quem será o adversário de Marília Arraes na segunda etapa. A candidata do Solidariedade atingiu um patamar que lhe dá condições de afirmar que estará no segundo turno, enquanto os seus quatro adversários, Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) seguem empatados tecnicamente, como no último Ipec que apontou um empate literal de 11% entre os quatro postulantes.

O grau de incerteza remete à disputa do Recife em 2020, quando chegamos à abertura das urnas com praticamente um empate entre os três primeiros colocados, com uma diferença de apenas três pontos entre João Campos, primeiro colocado, e Mendonça Filho, terceiro colocado. Marília Arraes acabou sendo a adversária de João na segunda etapa.

No próximo domingo os pernambucanos irão às urnas e os acontecimentos desta semana, desde os debates, três que acontecerão na televisão, passando pelo guia eleitoral, e o volume de campanha nas ruas de todos os postulantes, serão determinantes para dizer quem será o adversário ou adversária de Marília Arraes.

Carreatas – Os candidatos Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB) que disputam a mesma faixa de eleitorado de olho no voto útil realizaram carreatas neste domingo na Zona Sul do Recife. Eles apostam no eleitorado de classe média para, na disputa com Raquel Lyra (PSDB), se diferenciarem e serem o adversário de Marília.

Confiança – A pesquisa Ipec da semana passada deu nova dinâmica à  campanha de Danilo Cabral. O socialista aposta na força da Frente Popular, que ultimamente garantiu a presença dos seus candidatos nas primeiras colocações nas últimas eleições em Pernambuco, para poder lhe consolidar como o adversário de Marília Arraes.

Advogados – Na próxima quarta-feira, os candidatos a governador e a senador, Miguel Coelho e Carlos Andrade Lima, respectivamente, participarão de um almoço com advogados pernambucanos. O encontro acontecerá no Cais Rooftop a partir das 12 horas.

Reta final – Candidato à Câmara dos Deputados, Guilherme Uchoa Junior (PSB), cumpriu agenda em cinco municípios neste domingo, dentre eles Primavera ao lado da prefeita Dayse Juliana. O parlamentar está na reta final para conquistar seu primeiro mandato em Brasília após passar quatro anos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Apoio – Após seu pai e seu avô declararem apoio a Marília Arraes, o deputado estadual Aglailson Victor (PSB), reafirmou o apoio à candidatura de Danilo Cabral. De acordo com o parlamentar, ele entende os motivos que levaram seus familiares a apoiar a candidata do Solidariedade, mas seguirá apoiando os candidatos da Frente Popular.

Inocente quer saber – Quem enfrentará Marília Arraes no segundo turno?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário