O novo presidente especificou as ações que pretende colocar em prática, como investimento em tecnologia, e reforçou a força da união de todos que compõem o TJPE (Foto: Sandy James/DP) |
A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2024/2026 tomou posse em uma sessão solene realizada na Sala de Sessões do Palácio da Justiça do Judiciário estadual nesta sexta-feira (2).
Publicidade
Foram empossados os desembargadores Ricardo Paes Barreto como presidente, Fausto Campos no cargo de 1º vice-presidente, Eduardo Sertório na 2ª Vice-Presidência e Francisco Bandeira de Mello como corregedor-geral da Justiça.
O desembargador Luiz Carlos Figueirêdo declarou empossado o desembargador Ricardo Paes Barreto e o convidou a assumir a presidência. Presidindo a cerimônia, o novo chefe do Judiciário pernambucano convidou os desembargadores Fausto Campos, Eduardo Sertório, e Francisco Bandeira de Mello para prestarem o juramento e assinarem o livro de posse, nos respectivos cargos.
"Vamos lutar o bom combate, todos, de mãos dadas, para que o resultado seja rápido e bastante efetivo. Implantação das diretorias gerais para gerir os processos que serão 100% eletrônicos em todas as unidades do Estado, impessoalizando os serviços e viabilizando o controle do tempo razoável do processo, ficando as unidades apenas com a produção, sua atividade fim. Em seguida, vamos implantar a Inteligência Artificial em todo o Estado, não para afastar a atividade humana, que é e será sempre imprescindível, mas para auxiliar nas rotinas repetidas e tornar a prestação de nossos serviços mais eficiente. Vamos implantar o pagamento dos créditos da Justiça através da ferramenta Pix, dando uma enorme velocidade naquilo que os advogados e demais credores tanto reclamam", disse o novo presidente Ricardo Paes Barreto.
O desembargador também falou sobre a aproximação do Judiciário com a sociedade, os poderes e órgãos públicos e segmentos que fortalecem o trabalho do TJPE. "Será de relevância nessa condução a aproximação do Judiciário com a sociedade, não de relações comprometedoras, mas sim do modo mais transparente, republicano e leal com todas as instituições essenciais ao Judiciário, em especial com o Governo do Estado, com a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública, os governos municipais e toda a advocacia, pública e privada, mas também estaremos ligados e preocupados com os demais setores do meio social que nos cercam, o empresariado, os trabalhadores, os humildes, as minorias, sem esquecer de todos os imprescindíveis veículos de mídia falada, escrita e televisiva, indispensáveis ao regime democrático que vivemos, como igualmente com a Associação dos Magistrados e os Sindicatos dos servidores".
A gvernadora Raquel Lyra parabenizou a nova mesa diretora e agradeceu o desembargador Luiz Carlos.
"O Tribunal de Justiça de Pernambuco é uma instituição histórica, que garante a ética como princípio fundamental do comportamento dos agentes públicos. Que o povo pernambucano possa se sentir legitimamente representado pelos Poderes públicos, porque sem justiça social nenhuma das garantias, como saúde, educação e segurança, se sustentam. Por isso, é com grande satisfação que eu parabenizo os integrantes que tomam posse na nova Mesa Diretora, em nome do desembargador Ricardo Paes Barreto, com desejo de muito sucesso nessas ações, e também agradeço ao desembargador Luiz Carlos pela seu empenho e dedicação à frente do TJPE", destacou.
A mesa de honra do evento foi composta pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, pela governadora do Estado, Raquel Lyra, pelo ministro Humberto Martins, representando a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, pelo ministro da defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, pelo prefeito do Recife, João Campos, pelo procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcos Carvalho, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.
Fonte : Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário