Partido sem muita tradição eleitoral em Pernambuco, o Republicanos tem forte inserção nacional, e no estado é liderado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é deputado federal licenciado. Se preparando para as eleições deste ano, a legenda começa a angariar quadros com vistas a disputar as principais prefeituras. No Recife, o apoio à reeleição de João Campos está sacramentado, em Jaboatão dos Guararapes, o caminho será ao lado de Elias Gomes, mas há outras cidades importantes que a legenda poderá encabeçar a disputa.
Caruaru, por exemplo, há um flerte do partido com o prefeito Rodrigo Pinheiro, e em Ipojuca, o ex-prefeito Carlos Santana recebeu convite do ministro para disputar a prefeitura pelo partido em outubro. Caso o Republicanos conquiste importantes colégios eleitorais, o ministro se fortalecerá com vistas a 2026, quando pretende disputar o Senado Federal.
China – O ministro Edson Fachin, do STF, autorizou o governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), a participar do Brasil China Meeting, a ser realizado em Shenzhen e em Hong Kong, na China. O STJ não tinha autorizado a viagem. Cameli é investigado no âmbito da Operação Ptolomeu, já com denúncia apresentada ao STJ pelo Ministério Público Federal, por suposta corrupção, lavagem, dispensa indevida de licitação e por formação de organização criminosa, ente outros delitos. Em razão da investigação, por determinação do STJ, tinham sido impostas ao governador medidas cautelares diversas da prisão, como a proibição de viajar ao exterior.
Conciliação – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal André Janones (Avante-MG) terão 20 dias para manifestar interesse em realizar conciliação em relação à queixa-crime apresentada por Bolsonaro contra o parlamentar por publicações em rede social. A decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF. Bolsonaro sustenta que, entre março e abril de 2023, Janones publicou, em seu perfil no Twitter, mensagens supostamente ofensivas, chamando-o de “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão”, além de insinuar que o ex-presidente “seria responsável pelo homicídio de milhares de pessoas na pandemia”.
Janela – Em 2024, a “janela partidária” ocorrerá de 7 de março a 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às eleições de 2024. A “janela partidária” é aberta seis meses antes da votação. Neste ano, o primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. Então, a norma valerá apenas para os vereadores que ocupam essa função atualmente. Ou seja, não existe, segundo a Justiça Eleitoral, a “janela partidária” para deputados federais e estaduais que queiram trocar de partido este ano. Ou seja, deputados que trocarem de partido para concorrer em 2024 poderão perder o mandato parlamentar, caso não tenham autorização do partido de origem para mudar de legenda. Vereadores de todo Pernambuco já estão de olho no prazo.
Inocente quer saber – O Republicanos elegerá quantos prefeitos em outubro?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário