Ao menos quatro deputados federais e dez deputados estaduais por Pernambuco deverão concorrer a um cargo para o Executivo Municipal nas eleições de 2024, quando a população irá às urnas para eleger vereadores e prefeitos. E a partir do resultado, a ser anunciado no próximo mês de outubro, essa movimentação poderá mexer significativamente no xadrez eleitoral para o pleito de 2026 e na composição da Assembleia Legislativa (Alepe) e da bancada pernambucana no Congresso Nacional.
Em âmbito federal, estão cotados para disputar um cargo de prefeito os deputados Clarissa Tércio (PP), no Jaboatão dos Guararapes; Túlio Gadêlha (Rede), no Recife; Lucas Ramos (PSB), em Petrolina; e Fernando Rodolfo (PL), em Caruaru.
Já em âmbito estadual, poderão encarar as urnas Gleide Ângelo (PSB), em Olinda; Chaparral (UB), em Surubim; Luciano Duque (SD), em Serra Talhada; Mário Ricardo (Republicanos), em Igarassu; Rodrigo Farias (PSB), em Surubim; Rosa Amorim (PT), em Caruaru; Dani Portela (PSol), no Recife; Joel da Harpa (PL) e Lula Cabral (SD), no Cabo de Santo Agostinho; e Izaías Régis (PSDB), em Garanhuns.
Há ainda a possibilidade remota do deputado federal Carlos Veras (PT) vir a ocupar a vaga de vice na candidatura à reeleição de João Campos (PSB), atual prefeito do Recife.
Apesar das especulações, a definição dos cenários desenhados até o momento só vai se dar até o dia 5 de agosto, prazo limite para a realização das convenções partidárias. Até lá, tudo pode acontecer, mas sabe-se que as articulações já estão a todo vapor.
8/1
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), partcipa, nesta segunda-feira (8), em Brasília, de um ato organizado para relembrar os ataques antidemocráticos às sedes dos Três Poderes. A cerimônia para marcar um ano da invasão vai ser realizada no Congresso Nacional e irá contar, ainda, entre outros, com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-AL), e do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Roberto Barroso.
Salgadinho
A oposição ao prefeito de Salgadinho, Zé de Veva, acionou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para solicitar apoio do órgão na fiscalização do concurso público realizado pela prefeitura para o cargo de agente comunitário de saúde. De acordo com os vereadores Anderson Belo e Janaína de Abel, a intenção seria
prevenir “fraudes” na aplicação do certame.
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário