sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Para onde vai o PSB?

  

O PSB sempre foi um partido que respeitou alianças feitas nos municípios. Em muitas ocasiões, o então governador Eduardo Campos chegou a não visitar determinado município por seu partido ter uma postulação e um aliado, mas de outra legenda, disputando. Então, o governador preferia não se envolver. Com a ida de Miguel Coelho e de seu grupo político para o palanque do prefeito João Campos, no Recife, tem muita gente se perguntando qual seria a movimentação do partido na cidade de Petrolina, tendo em vista que o principal nome de oposição ao projeto político de Simão Durando faz parte da legenda: o deputado federal Lucas Ramos.

Lucas já queria disputar a Prefeitura pelo PSB no ano de 2016 quando a sigla optou por lançar Miguel. O parlamentar foi voz vencida dentro do partido. Ao se eleger prefeito, o grupo dos Coelhos caminharam para a oposição ao PSB em Pernambuco e isso fez com que Miguel passasse pelo MDB e agora está no União Brasil, mesmo partido de Simão Durando.

E não é apenas Petrolina. Em Caruaru, o ex-vereador Marcelo Gomes que disputou a Prefeitura pelo PSB, assumiu um cargo na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Marcelo inclusive disse que o PSB está de portas abertas para o prefeito caso ele não dispute a reeleição pelo PSDB. No entanto, o histórico do PSB na cidade é de caminhar com José Queiroz, que no próximo ano tentará voltar novamente ao comando da cidade. Em 2008 e 2012, Queiroz recebeu o apoio do PSB e foi vitorioso. Em 2016 e 2020, apoiou os nomes apresentados pelo PSB a Prefeitura, mas foram derrotados.

Agora, José Queiroz espera uma reciprocidade do PSB na questão do apoio a uma futura candidatura. O aceno positivo inclusive já ocorreu por parte do deputado federal Pedro Campos. Mas, até o momento o que os socialistas dizem é que vão tratar de 2024, apenas em 2024. 

Outra grande e importante cidade é Jaboatão dos Guararapes. Sem nome, por enquanto para disputar a Prefeitura, o PSB provavelmente irá caminhar com Elias Gomes que é candidato do PT. Elias inclusive disse que está mantendo conversas com lideranças do PSB para participarem da frente democrática que está montando na cidade que reunirá partidos de esquerda.

Destaques

Cidades como Petrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes são muito importantes para quem pretende buscar o comando do executivo estadual nos anos seguintes. A troca de apoio também é comum na política. Por isso, não é difícil imaginar que tendo em vista o apoio do União Brasil e do grupo de Miguel Coelho a João Campos, o PSB decida não lançar o deputado federal Lucas Ramos em Petrolina. 

Inviável 

Não significa que Lucas Ramos não possa abrir um dissidência na cidade e apoiar qualquer outro nome de oposição. Todo mundo sabe que Lucas Ramos e Miguel Coelho não são aliados e travam uma verdadeira disputa eleitoral na cidade já de muito tempo. O mais provável é que seja Odacy Amorim (PT). A oposição lá na cidade sertaneja planeja disputar com múltiplas candidaturas para forçar um segundo turno, e lá, se juntarem em torno de um único nome.

Ouvir para mudar

Após passar por Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe ontem, a governadora Raquel Lyra leva o Ouvir para Mudar hoje para as cidades de Garanhuns e Arcoverde. Os eventos estão sendo um sucesso de público e um grande teste de popularidade da governadora que tem aproveitado o momento para anunciar obras e assinar ordens de serviços. 

Apoio

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), recebeu o apoio do Avante, presidido por Sebastião Oliveira. O partido vai caminhar com o tucano na sua campanha à reeleição. Outra legenda que está na mira de Pinheiro é o Republicanos, partido do ministro Silvio Costa Filho. 

PT

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann chega hoje a Pernambuco para cumprir uma série de agendas. Ela participa de  encontros com militantes e lideranças políticas do PT e de legendas aliadas do Governo Lula. Também vão participar de seminários para debater a conjuntura política e os desafios da sigla no Estado. No sábado, Gleisi assina a ficha de filiação de Elias Gomes em Jaboatão.

Toritama

O vice-prefeito de Toritama, Romero Leal Filho, marcou presença durante evento do Ouvir para Mudar na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e mostrou prestígio no meio político. Romero Filho é um dos nomes cotados para disputar a Prefeitura do Toritama no campo da oposição.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário