quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O homem que derrotou Arraes

Aposentou-se ontem da vida política, o senador Jarbas Vasconcelos. Grande figura do MDB de Pernambuco e de expressão nacional, Jarbas conseguiu consagrar seu nome na política de Pernambuco no ano de 1998 ao derrotar Miguel Arraes de Alencar, um verdadeiro mito político do nosso estado que venceu inúmeras eleições e influenciou outras tantas. Jarbas já vinha de um excelente mandato à frente da Prefeitura do Recife e para o Governo foi um salto. Ele se elegeu através de uma aliança feita entre o PFL e o PMDB. Antes disso já tinha sido deputado estadual, federal e prefeito do Recife.

A eleição histórica para Pernambuco aconteceu no dia 04 de outubro de 1998, e Jarbas foi eleito governador com mais um milhão de votos de diferença. Naquele ano, Jarbas também levou junto consigo o senador José Jorge que se elegeu derrotando Humberto Costa que disputava pelo PT na chapa de Miguel Arraes. A aliança que culminou com a vitória de Jarbas iniciou-se em 1994 depois do afastamento de Jarbas e Arraes. Os dois eram aliados. Jarbas dizia que ao lado de Arraes dificilmente chegaria ao Palácio das Princesas. 

Durante o seu mandato de governador, Jarbas conseguiu imprimir uma marca de sucesso em sua gestão. Foi considerada inclusive uma das melhores na área de infraestrutura do estado. Foi através de suas mãos, por exemplo, que a BR 232 conseguiu sair do papel. O medebista foi responsável direto pela eleição de diversos aliados nas prefeituras pernambucanas. 

Em sua gestão, o MDB se tornou um partido fortíssimo em Pernambuco.  Com a saída de Jarbas da política pernambucana, fica o legado e a história de um homem que ajudou a transformar Pernambuco e o colocar em destaque nacional.

Posições duras

Durante o mandato de governador e em seu primeiro mandato de senador, Jarbas Vasconcelos sempre teve posições duras contra o PT e principalmente no primeiro e segundo mandato de Lula e também no mandato de Dilma. Não apenas com estes, Jarbas chegou a bater de frente com Michel Temer e com Eduardo Cunha, ambos do MDB.

Sucessor

O sucessor de Jarbas Vasconcelos no Senado, Fernando Dueire, fez questão de deixar seu registro em um dia histórico para Pernambuco. "Seguirei atuando no Senado Federal tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração. Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência.O titular deste mandato, que agora assumo em definitivo, é o mais vitorioso político pernambucano e uma referência em todo País" disse Dueire.

Legado

A governadora Raquel Lyra falou sobre o papel político de Jarbas em Pernambuco. "A história de Jarbas Vasconcelos se confunde com a de Pernambuco. Seu legado está nas grandes marcas que ele teve a oportunidade de construir com uma incrível capacidade de trabalho e um incontestável senso de dever para com a população, principalmente a mais carente. Duplicação da BR-232, Fenearte, as primeiras escolas em tempo integral" registrou.

Priscila Krause

A vice-governadora Priscila Krause também fez questão de ressaltar a trajetória política de Jarbas Vasconcelos. "A sua firmeza e seriedade se tornaram um canhão de luz para o País em momentos importantes da nossa história recente. Para o nosso Estado, o legado de obras estruturadoras e de ideias inovadoras floresce até hoje. Como vice-governadora, não há dúvidas que no exercício do mandato no Executivo, também o tenho como parâmetro" disse.

Salazar

Em todas as oportunidades em que estive com o Senador Jarbas Vasconcelos, sempre fiz questão de reiterar que ele é uma referência para política brasileira. Hoje, ao anunciar sua aposentadoria da vida parlamentar, tenho certeza de que sua liderança e legado estarão presentes no nosso MDB, em Pernambuco e em todo o Brasil, escreveu o vereador recifense Samuel Salazar, representante do MDB na Câmara do Recife e líder do governo João Campos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário