terça-feira, 5 de setembro de 2023

Aumenta pessimismo com governo Raquel Lyra entre empresários locais

Governadora Raquel Lyra

Governadora Raquel Lyra - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

A pesquisa realizada pela empresa Conectar, para o Lide Pernambuco, no fim do mês passado, também mediu o grau de otimismo em relação ao governo Raquel Lyra, entre os empresários locais, depois de oito meses de gestão.

                                                                             Publicidade 

   

Na amostra, chama a atenção que subiu de 4% para 17%, uma elevação de 13 pontos porcentuais, a percepção de empresários muito pessimistas. Os que se declararam otimistas saíram de 65% para 69%, quatro pontos porcentuais. Também chama atenção a parcela que se dizia muito otimista. Em março deste ano, o indice somava 29% da mostra. Agora em agosto, com uma queda de 15 pontos porcentuais, essa parcela soma 14% de empresários muito otimistas.

Por conta destas avaliações, a governadora Raquel Lyra contava em março passado com 40% de ótimo e bom e passou agora para 33%, em agosto. Influenciou a queda a redução do quesito avaliação regular, que passou de 45% para 52%. Nas duas amostras, os empresários que acham a gestão ruim ou péssima se mantiveram em 15%.

O índice que pode ter mais prejudicado a avaliação da gestora do PSDB pode ter sido a área de segurança, que apontou crescimento nas citações. Em outubro do ano passado, era citada por 11% como a área que mais precisava melhorar. Em março, subiu para 13% e agora chegou a 21%, despontando como única alteração mais consistente.

No começo do mês de setembro, a secretária de segurança pública Carla Patrícia entregou o cargo, no governo Raquel Lyra.

A principal preocupação dos empresários continua sendo a oferta de infraestrura, que atinge 61% das citações, nas três amostras do período.

Erros e acertos após oito meses

A pesquisa da Conectar mediu a opinião dos empresários de como foram os primeiros meses do governo Raquel Lyra. Neste quesito, a avaliação de que ela estava tendo mais acertos do que erros mudou de 74% em março deste ano para 58% agora em agosto. Em contrapartida, a avaliação de que estaria cometendo mais erros do que acertos subiu de 22% em março deste ano para 37% agora em agosto. O patamar de "só acertos" manteve-se na mesma média, com 3% em março e 4% em agosto.

João Campos e Lula

A mesma mostrou melhora na avaliação da gestão João Campos, entre os empresários pernambucanos associados à entidade. O presidente Lula também experimentou alta na avaliação. A governadora Raquel Lyra, em contrapartida, viu os números serem reduzidos, mas, diferentemente do prefeito João Campos, só ela é cobrada pelo tema da segurança.

De acordo com os números, João Campos atingiu 57% de ótimo e bom. Em março deste ano, a mesma percepção era de 43%. Em outubro do ano passado, somava 39%, apresentando uma evolução crescente.

O presidente Lula era muito mal avaliado e contava com apenas 7% de bom, em março deste ano. Subiu agora em agosto para 18%. Os empresários que avaliavam a gestão como ruim ou péssima somavam 74%. Agora, caiu para 51% das citações.

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário