quinta-feira, 14 de setembro de 2023

A virada de chave de Raquel

Concluindo os primeiros oito meses de gestão em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra começa a respirar aliviada nesta retal final de 2023. Graças a capacidade de articulação e ao bom trânsito da tucana junto ao governo Lula, o estado vem sendo contemplado com uma série de recursos vultuosos para investimentos em todas as regiões.

A chegada desses recursos através de convênios firmados e do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento estão dando uma virada de chave no governo Raquel, que vinha enfrentando uma certa pressão da população pelas mudanças prometidas na campanha eleitoral de 2022.

Pode até parecer que Raquel demorou para acertar o passo e começar a implementar a sua marca no governo, mas a verdade é que não se resolve problemas complexos do dia para a noite. É preciso tempo, capacidade de gestão e boa articulação política, o que Raquel já demonstrou que tem, prova disso é o volume de recursos conquistados nesses poucos meses junto ao governo federal, mesmo não havendo alinhamento político entre ela e o PT.

E os primeiros frutos começam a surgir. Nesta quinta-feira (14), Raquel autoriza a ordem de serviço da requalificação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, com investimento de R$ 14,3 milhões. A agenda foi pactuada por Raquel com o novo Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, através da parceria entre o estado e o governo federal dentro do Novo PAC.

“Já garanti dele o compromisso de colocar recursos para o nosso estado. Temos o desafio de fortalecer a aviação regional. A ordem de serviço que será apresentada amanhã em Serra Talhada deverá iniciar uma obra que permite voos de jatos maiores para conectar o município a outros voos no Brasil”, destacou Raquel Lyra na posse de Silvio Costa Filho. A parceria com o ministro promete render bons frutos tanto para a área da avião regional, onde serão pleiteados recursos para os aeroportos de Caruaru e Fernando de Noronha, como para o Porto de Suape.

CURTAS

PP reforçado – A prefeita Célia Sales é a nova presidente municipal do Partido Progressistas em Ipojuca. Filiada na última segunda-feira (11), Célia conta com o apoio do partido para atrair investimentos para a região e fortalecer seu projeto de reeleição em 2024. A articulação foi feita junto ao presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte. Segundo Célia, “uma amigo para o grupo político e para Ipojuca”.

Contas irregulares – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, à unanimidade, julgou irregulares as contas do prefeito Audalio Martins da Silva Junior (Júnior de Audálio), relativas ao exercício financeiro de 2021, na cidade de Manari, no Sertão do Moxotó. O TCE-PE ainda imputou débito e aplicou multa ao gestor por irregularidades encontradas no relatório de auditoria analisado pela corte de contas.

Apoio de peso – A chegada do novo ministro dos Portos e Aeroportos ao governo Lula, Silvio Costa Filho, deve refletir diretamente no cenário político da cidade de Condado, na Mata Sul. Silvinho é aliado de primeira hora do vereador licenciado, Samuel Andrade, que assumiu o diretório estadual do Republicanos em Pernambuco após licenciamento de Silvinho para se dedicar ao ministério do governo Lula. Samuel é pré-candidato a prefeito em 2024 e já está exultante com o apoio que terá de um ministro de estado para o seu palanque.

Lula em PE – O presidente Lula volta a Pernambuco nesta sexta-feira (15). Ele anunciará a retomada das obras da Refinaria de Abreu e Lima, com uma expectativa de investimento na ordem de mais de R$ 6 bilhões e a geração de cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos. A agenda contará com a presença da governadora Raquel Lyra, que mesmo não tendo alinhamento político-partidário com Lula, já deixou claro que pleiteia o apoio do petista à sua reeleição em 2026.

O povo quer saber: Raquel vai conquistar o apoio de Lula em 2026?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário