segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Zema atrapalha própria largada para 26

O governador das Minas Gerais, Romeu Zema, é um nome lembrado para a disputa presidencial em 2026. Seja como cabeça de chapa ou para uma composição junto ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. Porém, a declaração do governador mineiro caiu como uma bomba na sua projeção nacional. Propor união do Sul e Sudeste contra o Nordeste foi uma verdadeira água no seu cafezinho mineiro.

Dois movimentos aconteceram após essa fala. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite reiterou a importância do bloco. E o Consórcio Nordeste, composto pelos governadores da região, classificou através de nota como “estímulo à cisão”. O fato é que Zema pode até ter boas intenções, mas se expressou muito mal, foi grosseiro e ainda não pediu desculpas, nem quis pacificar nada. 

SAÚDE NA PAUTA – O acompanhamento feito pela governadora Raquel Lyra aos hospitais do Recife e de Limoeiro por conta do mutirão de cirurgias eletivas foi bastante elogiado pela classe política. “A população quer ver o governante também nas ruas”, comemorou um deputado da base, em conversa com este colunista. 

RELAÇÃO EM ALTA – Por falar na governadora, na última semana ela reuniu um número grande de deputados para um jantar no Palácio do Governo. O objetivo do encontro é estreitar os laços com o coração da política e apresentar os projetos que serão enviados à Casa Joaquim Nabuco. Entre eles, estão as modificações no sistema tributário estadual, que trouxemos em primeira mão aqui. 

NOME FORTE – O nome do diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Alex Campos, está sendo ventilado nos bastidores para presidir a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com larga experiência na gestão pública, Alex faria os ajustes necessários para preparar a estatal para a concessão. Se Campos for escolhido, será um verdadeiro xeque-mate do Governo. 

FRASE DO DIA: “Não sei por que é que (Lula) tem de coincidir com as narrativas de Putin”, disse Zelensky, presidente da Ucrânia, durante coletiva em Kiev. 

RÁPIDAS

SE PREPARANDO – Faltando mais de um ano para a eleição, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), participa de um curso neste final de semana em Brasília sobre campanha eleitoral. Chamado de “imersão”, o curso é focado em pré-campanha. O tucano terá uma eleição dura pela frente e precisa se preparar mesmo. 

HOMENAGEM E DESPEDIDA – Nos últimos dias como arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido será homenageado hoje na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento acontece às 18h, no Auditório Sérgio Guerra. A proposição é do deputado estadual Sileno Guedes (PSB). 

PLANEJAMENTO - O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, reúne hoje todo o seu secretariado para alinhar  ações neste segundo semestre. De olho na reeleição, Yves promete promover um choque em sua gestão.    

PINGA-FOGO: Haverá mudanças no comando da Compesa?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário