A relação entre o Palácio do Campo das Princesas e a Assembleia Legislativa de Pernambuco melhorou substancialmente após o resultado da eleição para o TCE que culminou na vitória do agora conselheiro Rodrigo Novaes. O presidente Álvaro Porto e a governadora Raquel Lyra começaram a remar na mesma direção e o ambiente político entre os dois poderes melhorou significativamente.
Ontem, durante o São João da Alepe, ficou muito latente o clima de integração entre executivo e legislativo com a presença do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que foi muito bem recebido pelos deputados estaduais, em especial pelo presidente Álvaro Porto. E ações efetivas começaram a ser delineadas por Túlio e Álvaro Mendonça, superintendente parlamentar da Alepe, que irão melhorar ainda mais o ambiente político.
Na próxima semana ficou acertado que os chefes de gabinetes dos 49 deputados estaduais terão conversa com os chefes de gabinetes dos secretários estaduais, com uma clara missão de integrar a relação e as demandas dos parlamentares junto ao executivo. Mas essa não é a única ação, em breve haverá almoços com grupos de três secretários no buraco frio da Alepe para melhorar a relação entre os próprios secretários e os deputados, dissipando críticas de que muitos auxiliares da governadora não atendem telefone e sequer são conhecidos da maioria dos parlamentares. Essas ações de diálogo e integração ajudarão a governadora Raquel Lyra a vencer os desafios diários que são apresentados a ela para levar Pernambuco a um ambiente melhor, mas por outro lado, os deputados estaduais terão uma situação mais favorável para atender às demandas de suas bases, num jogo onde todos sairão ganhando.
Nacionalização – O Compaz virou uma marca das gestões do PSB em Pernambuco e no Recife. O prefeito João Campos deu continuidade ao projeto, ampliando sua presença em diversas áreas da cidade. Um equipamento que leva cidadania à população mais carente virou uma referência de sucesso, e o presidente Lula ontem anunciou a federalização do programa, que agora será aplicado em todo o Brasil.
Empréstimo – Não foi apenas o prefeito João Campos que saiu no lucro com a visita de Lula, a governadora Raquel Lyra conseguiu a liberação dos R$ 900 milhões para investimento em infraestrutura junto ao Banco do Brasil. O contrato foi assinado pelo presidente Lula, aumentando a capacidade de investimentos do estado, que ainda espera novas liberações.
Sudene – Outro que pôde comemorar muito a vinda de Lula a Pernambuco foi o ex-deputado federal Danilo Cabral, ainda filiado ao PSB, que foi oficializado como superintendente da Sudene. Danilo foi alçado ao posto graças a uma articulação do senador Humberto Costa, que bancou sua indicação junto ao presidente Lula.
Inocente quer saber – A vinda de Lula ajudou a pacificar o clima entre integrantes da Frente Popular?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário