Com a vitória de Eduardo Campos em 2006, Pernambuco experimentou um novo momento na segurança pública com a adoção do Pacto Pela Vida, um exitoso programa que trouxe avanços no combate à violência, apesar disso, ele teve altos e baixos com pontos de fragilidade no governo João Lyra Neto em 2014 e em algum momento no governo Paulo Câmara ao longo dos oito anos.
Nestes dezesseis anos do programa houve uma série de mudanças comportamentais na sociedade, com a evolução tecnológica que gerou uma nova realidade no mundo em que vivemos. O crime organizado, que tinha como característica forte atuação em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, fincou raízes em Pernambuco, prova disso foram os últimos homicídios com o envolvimento de integrantes desta modalidade criminosa.
Diante deste cenário, que inclusive foi levantado pela governadora Raquel Lyra durante seu discurso no lançamento do Juntos Pela Segurança, há uma forte necessidade de aperfeiçoamento das ações de combate à violência e agora também ao crime organizado, o que exige investimentos mais robustos na prevenção de crimes, em especial envolvendo homicídios, assaltos e tráfico de drogas, que têm grande participação nos índices de criminalidade no estado.
Além da distribuição de novas viaturas e equipamentos de proteção pessoal, a governadora Raquel Lyra anunciou a criação da secretaria do Sistema Penitenciário, que antes era uma pasta executiva subordinada à SDS, a convocação de mais de 338 policiais penais e o lançamento de novos concursos para as diversas modalidades de atividade no combate à violência.
Oriunda da segurança pública, tendo sido delegada da Polícia Federal, Raquel sabe da importância de manter um estado seguro. Não apenas garantir que tenham ações efetivas de combate à violência como também melhorar a sensação de segurança, cujo efeito psicológico traz um efeito ainda mais devastador do que o crime propriamente dito, e isso só será possível com um programa que não tenha apenas uma mudança de nome, mas sobretudo ações que se adequem à nova realidade social do estado.
Conselhos – Por recomendação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), as prefeituras de Custódia e Betânia devem designar servidores para acompanhar as providências necessárias na realização de todo o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar.
Referência – Esse grupo deverá, ainda, ser referência de contato, tanto por parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), quanto por parte das Promotorias de Justiça de Custódia e Betânia. As eleições para os conselhos tutelares têm ganhado muita importância, por também serem diretas. É comum em Pernambuco conselheiros eleitos saírem candidatos a vereador.
Moro – A possibilidade de cassação do mandato de senador do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) ainda este ano e, com isso, a convocação de eleições suplementares para eleger um novo senador pelo Paraná já movimentou seis pré-candidatos de olho na vaga que pode ser aberta. A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, pode ser a candidata de Lula no novo pleito. Para disputar, ela não precisará se afastar do cargo de deputada.
Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra trará soluções efetivas no combate à criminalidade?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário