Foto: Divulgação |
Ex-governador de Pernambuco e senador da República Federativa do Brasil, Jarbas Vasconcelos (MDB) vai ter a sua vida pública na política esmiuçada em, ao que tudo indica, uma série de quatro volumes. A obra é assinada pelo jornalista e ex-editor de Economia e Política do Diario de Pernambuco, Ennio Benning.
De acordo com o autor, no dia do lançamento, 31 de agosto, serão disponibilizados ao público os dois primeiros volumes, que narram a vida de Jarbas desde o nascimento até o primeiro mandato como prefeito do Recife, em 1986, passando pela primeira eleição ao Senado, disputada em 1978. A primeira parte da biografia vai abranger, também, a luta pela democracia e a defesa dos direitos humanos, da Constituinte e de eleições diretas, marcas da atuação de Jarbas.
Os outros dois livros serão publicados posteriormente, com foco no período entre 1986 e 2018, quando Jarbas conseguiu vencer a eleição para senador pela segunda vez. Ennio lembrou ainda que o lançamento irá representar uma homenagem ao político, que, no próximo dia 23, completará 81 anos. Os livros serão publicados pela editora pernambucana FacForm.
“Além de Jarbas, entrevistei amigos, aliados e familiares, bem como fiz pesquisas em livros que abordam a política no período, além dos arquivos de jornais, entre eles, o Diario de Pernambuco”, contou Ennio. Segundo ele, a figura de Jarbas é única na política pernambucana, por ter conseguido se destacar tanto como parlamentar quanto como gestor. “Além disso, ele é o maior vencedor de eleições majoritárias no estado: duas como prefeito do Recife, duas como governador de Pernambuco e duas como senador da República.”
“Jarbas sempre foi considerado um político de compromisso com o seu povo, que trabalhou e ainda trabalha pelo desenvolvimento do país e de Pernambuco. Um homem de coragem, que nas Diretas Já lutou bravamente com seus companheiros pela redemocratização do Brasil. As páginas dessa biografia são mais que uma homenagem, são registros dos seus feitos, da sua vida”, disse o deputado estadual e herdeiro político do biografado, Jarbas Filho (MDB).
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário