terça-feira, 1 de agosto de 2023

Simão Durando se afasta do bolsonarismo e prepara filiação ao PSD

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (hoje filiado ao União Brasil) prepara-se para entrar no PSD, do ministro André de Paula, aliado de Lula. A ida de Simão Durando e do grupo Coelho está sendo articulada pelo ex-prefeito e padrinho político de Simão, Miguel Coelho.

A ida de Simão para o PSD, partido que até recentemente era a sigla de um de seus adversários diretos pela Prefeitura, Júlio Lóssio Filho, é uma sinalização clara de que após anos militando em campos opostos ao PT, o grupo do qual Simão Durando faz parte, acena novamente para os petistas a quem abandonaram desde a eleição presidencial de 2014. 

Naquela eleição, Miguel Coelho se elegeu deputado estadual em 2014 pelo PSB, partido pelo qual concorreu a Prefeitura de Petrolina. Depois deixou o PSB e se filiou ao MDB. Para concorrer ao Governo de Pernambuco se filiou ao DEM que terminou se fundindo com o PSL e surgiu o União Brasil. E agora, também Miguel ingressará no PSD.  Ainda segundo informações, este será o partido pelo qual o grupo irá concorrer nas eleições de 2024, embora o grupo político já não seja o mesmo de 2022. A ida dos Coelhos para o partido, reforça uma tese antiga: não fazer oposição ao Governo Federal. No PSD, esperam afastar a pecha de bolsonaristas, principalmente do prefeito de Petrolina, Simão Durando que vai em busca da reeleição.

Fernando Bezerra Coelho foi ministro de Dilma Rousseff e mesmo assim votou pelo seu impeachment em 2016. Passou a ser líder do governo de Michel Temer e seu filho, o deputado federal Fernando Filho, virou ministro de Minas e Energia. 

Em 2018 após a vitória de Jair Bolsonaro, FBC passou a ser o líder do governo no Senado, cargo que só deixou no final de 2021 após sofrer uma derrota acachapante para o Tribunal de Contas da União. No segundo turno da eleição para presidente em 2022, o grupo apoiou Jair Bolsonaro. Agora, com a vitória de Lula, e em busca de um alinhamento com o Governo Federal depois de perderem espaços consideráveis na política, o grupo busca um refúgio em um partido aliado do presidente.

Pensamento

Após o resultado do primeiro turno onde Raquel e Marília rivalizaram a disputa, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho junto com Simão Durando anunciou apoio a Bolsonaro no segundo turno. O ex-prefeito acreditava na vitória do então presidente e assim conseguir um espaço no seu segundo mandato já que havia perdido e ficaria sem mandato e gostaria de manter uma posição de independência a Raquel. Bolsonaro não se reelegeu e terminou frustrando os planos do ex-prefeito. Em Pernambuco, não conseguiu emplacar seu nome em nenhuma secretaria embora seja um quadro técnico e político.

Sem espaço

Durante a campanha, algumas lideranças apoiaram Antonio Coelho, deputado estadual estão aos poucos deixando o barco. O primeiro a cair fora foi o ex-prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, que anunciou a renovação da parceria com o prefeito de Araripina Raimundo Pimentel e a deputada Socorro Pimentel. Cecílio foi o primeiro de muitos que tendem a procurar outros caminhos na política deixando um vácuo no grupo dos Coelhos.

Juntos pela Segurança

A governadora Raquel Lyra lançou o Juntos pela Segurança.  Durante o evento que lançou o programa a tucana assinou decretos que  institui a política Juntos pela Segurança, outro que autoriza a nomeação de 338 policiais penais, aprovados que concluíram a primeira turma do último concurso, e o terceiro que autoriza a abertura de concurso público para 3.805 novos profissionais.

R$ 1 bilhão na segurança

A governadora falou sobre a expectativa com relação ao programa. “Garantimos, entre custeio e investimento, um aporte da ordem de mais de R$ 1 bilhão em segurança pública, que vai permitir mais equipamentos, infraestrutura, investimento em tecnologia, garantia de novos concursos públicos para as forças operacionais da polícia e a nomeação dos agentes penitenciários" disse Raquel.

Resposta

Aliado da governadora Raquel Lyra, o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, disse que o programa Juntos pela Segurança é uma resposta aos anseios da população. "Eu mesmo, várias vezes, cobrei, na Assembleia, por mais estrutura para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. Hoje a gente já está vendo novas viaturas nas ruas, coletes para os policiais, armamentos estão sendo adquiridos. O Juntos Pela Segurança vem atender o que ouvimos nas cobranças” disse Álvaro.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário