sábado, 12 de agosto de 2023

Querer é uma coisa, viabilizar é outra

Repercutiu muito a entrevista do senador Fernando Dueire ao Blog do Alberes Xavier, levantando a possibilidade de o seu partido, o MDB lançar um nome na disputa pela Prefeitura do Recife. Da mesma forma havia falado o senador Humberto Costa em uma passado não tão distante. O problema não é querer entrar na disputa, a questão é encontrar um nome que seja viável para a disputa. O MDB, por exemplo, não conseguiu em 2022 montar uma chapa para disputar a eleição para deputado estadual, tanto que Jarbas Filho disputou pelo PSB, se elegeu e apenas agora retornou ao partido.

Não existe hoje um nome sequer viável que a legenda consiga apresentar para disputar a Prefeitura da cidade. Em 2020, o então deputado federal Raul Henry teve o nome cotado para disputar o executivo mas também não conseguiu viabilizar o seu nome e agora fora do mandato fica mais complicado ainda. O MDB hoje faz parte da gestão do prefeito João Campos e o partido tem entre os seus quadros o vereador Samuel Salazar que é líder do governo na Câmara.

Da mesma forma, o PT. O partido também não está preparado no momento para entrar pra valer numa disputa pela Prefeitura. Faltam nomes. A campanha do Recife caminha para uma disputa entre três nomes: o atual prefeito João Campos que deve ser o nome da esquerda. O ex-ministro do turismo, Gilson Machado, que vai ser apresentado pelo PL e tentará reunir os eleitores da direita e o nome a ser apresentado pela governadora Raquel Lyra.

Outro nome fora deste cenário atual é complicado de conseguir se viabilizar. Em recente entrevista o senador Humberto Costa lembrou que na pior fase do PT (em 2012) a legenda conseguiu obter 17% dos votos. Mas naquele ano, o PT estava com a Prefeitura sob o seu comando e tinha o apoio do Governo Federal.

Confiante

O ex-ministro Gilson Machado Neto está confiante no voto conservador e de direita para conseguir forçar um segundo turno na campanha do Recife. Na eleição para senador, Gilson obteve no Recife quase 40% dos votos válidos. A senadora eleita, Teresa Leitão, obteve quase 44%. É justamente em cima dessa votação que Gilson vai trabalhar.

O PT e a vice

O que se fala muito é da possibilidade do PT indicar o vice de João Campos. Dessa forma, repetiria na capital a aliança nacional entre o PSB e o PT.

Encontro

Acontece hoje em Gravatá o encontro denominado de Agenda 40 que reunirá importantes figuras socialistas de Pernambuco e do Brasil. O encontro contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Márcio França. O encontro irá reforçar o protagonismo do prefeito João Campos em Pernambuco.

PAC

Pernambuco será contemplado com um pacote de obras apresentadas como prioritárias desde o início da gestão, que receberá investimento através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fruto da articulação e diálogo mantidos pela governadora Raquel Lyra junto ao governo federal. Ao todo, serão investidos R$ 91,9 bilhões para atender aos eixos de abastecimento de água, transportes, infraestrutura urbana, moradia, entre outros serviços realizados nos municípios pernambucanos. 

No Recife

No Recife, o programa vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços. Entre elas, a construção de 952 unidades habitacionais; obras de urbanização em áreas de vulnerabilidade socioambiental, como a do Pilar; a requalificação do Mercado de São José.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário