sábado, 19 de agosto de 2023

João Campos fortalecerá aliança

Foto: Wesley D’Almeida

O prefeito do Recife, João Campos, que desempenha uma gestão exitosa na capital pernambucana, se debruçará nos próximos dias numa formatação do novo secretariado. Com isso, deverá solidificar a participação de legendas em sua gestão.

A iminente chegada do grupo liderado pelo ex-candidato a governador Miguel Coelho na equipe de João praticamente unifica o União Brasil e consolida a presença da legenda no palanque de reeleição de João Campos em 2024. Mas nos bastidores, a expectativa é que possam ocorrer novos remanejamentos e novas consolidações de alianças partidárias.

O prefeito deverá ter como prioridade a relação com o PT, que representa uma importante federação composta por PCdoB e PV, mas ela não é a única que poderá ser contemplada com mais espaços. Há uma expectativa para o MDB do senador Fernando Dueire e para o Republicanos do deputado federal Silvio Costa Filho. Outra legenda que está na conta de João Campos é o PDT de Wolney Queiroz, que tem a vice-prefeita Izabella de Roldão.

Essas costuras tendem a fortalecer o palanque do prefeito, que com PSB, PT, PCdoB, PV, PDT, MDB, Republicanos e União Brasil terá um tempo significativo de televisão em 2024 para mostrar os feitos da sua gestão e consequentemente garantir a reeleição.

Wagner Maciel – Cotado para assumir uma pasta  na gestão de João Campos, Wagner Maciel reúne todas as credenciais para ocupar qualquer função no primeiro escalão do socialista. Advogado extremamente qualificado, Maciel atuou na Fundaj recentemente e possui envergadura para auxiliar João Campos no desafio de governar o Recife.

Compromisso – Após apoiar o PSB em diversas eleições e lançar-se candidato a senador na chapa de Marília Arraes em 2022, o ministro da Pesca, André de Paula, formalizou a aliança com a governadora Raquel Lyra e surpreendeu ao afirmar que seu partido seguirá a orientação da governadora no Recife. O ministro deu essa declaração na posse de sua filha, Cacau, como nova secretária de Cultura.

Contabilidade – A governadora Raquel Lyra já conta oficialmente com PP, PL, MDB, PSD e União Brasil em seu governo. Além disso tem o apoio do Podemos e de quase toda bancada do Solidariedade. A governadora pretende lançar um candidato no Recife e tentará, segundo aliados, formar uma ampla frente política em torno deste nome, que a preço de hoje, seria o secretário de Turismo, Daniel Coelho.

Cidadão Olindense –  O senador Laércio Oliveira (PP-SE) vai receber o título de cidadão de Olinda, município onde viveu durante sua infância. Muito amigo do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Laércio nasceu no Recife e se mudou para Aracaju aos 18 anos. A honraria será concedida a partir de proposição do vereador olindense Felipe Nascimento (Solidariedade).

Fortalecimento – O presidente da Câmara Municipal de Camaragibe, Renê Cabral, está bastante animado com sua pré-candidatura a prefeito em 2024. Ele conta com o apoio de sete vereadores e assim que abrir a janela irá filiar-se ao União Brasil, que já lhe garantiu as condições para a disputa.

Inocente quer saber – Raquel Lyra e João Campos exigirão exclusividade de apoio aos híbridos MDB e União Brasil?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário