O presidente Lula, durante a segunda visita a Pernambuco, foi conhecer de perto a fábrica da Jeep, empreendimento que recebeu seu incentivo ainda quando estava no segundo mandato, mas que se concretizou apenas no governo Dilma Rousseff, tornando-se realidade em 2015. A fábrica da Stellantis tem outras marcas que são produzidas na planta de Goiana, como Jeep, Fiat e agora RAM, gerando desenvolvimento, emprego e renda numa região bastante carente de investimentos públicos e privados, que é a Mata Norte.
O presidente mais uma vez criticou a elevada taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 13,75% e defendeu a redução para ajudar a retomar a economia e novos empreendimentos. Para Lula, é fundamental a geração de emprego e renda para reduzir as desigualdades sociais que ainda existem no Brasil.
No tocante à questão política, Lula elogiou a governadora Raquel Lyra, chamando-a de querida, e enalteceu a relação com outros atores como João Campos, Humberto Costa e Teresa Leitão. O presidente também fez afagos à bancada federal, nominando cada um que estava presente no evento. Ao terminar o evento, o presidente quis encontrar o ex-senador Armando Monteiro Neto, porém o tucano já tinha deixado as instalações da fábrica.
Nesta quarta-feira, o presidente fará dois eventos, um na capital pernambucana, onde lança o programa Farmácia Popular, e outro em Paulista, onde irá inaugurar uma unidade do IFPE no município. A expectativa recai para o tom que será adotado nos eventos de hoje, se o presidente optará por uma postura mais política ou se haverá a discrição adotada no evento em Goiana.
Prestigiado – Durante a vinda de Lula a Pernambuco, ficou latente a relação do presidente com o senador Humberto Costa. O senador é o maior expoente do PT em Pernambuco e tem seu nome lembrado para disputar o governo do estado em 2026 dando palanque a Lula na busca pelo quarto mandato.
Presente – Ex-ministro de Dilma Rousseff, o ex-senador Armando Monteiro fez questão de prestigiar a visita de Lula à fábrica da Stellantis. Após o evento, o presidente quis encontrar o antigo aliado, mas Armando já tinha deixado as dependências do local.
Discurso – O discurso da governadora Raquel Lyra foi bastante elogiado pelos presentes. A tucana utilizou a bandeira de Pernambuco e defendeu que o estado pudesse se unir para vencer as desigualdades que ainda persistem em algumas regiões do estado.
Protagonismo – Já nesta quarta-feira é esperado o protagonismo do prefeito João Campos, que será o anfitrião do evento no lançamento do programa Farmácia Popular, no Compaz do Cordeiro.
Federais – Dentre os deputados federais se fizeram presentes no evento da Stellantis em Goiana: Carlos Veras, Eduardo da Fonte, Eriberto Medeiros, Guilherme Uchoa Junior, Iza Arruda, Lucas Ramos, Maria Arraes, Pedro Campos, Silvio Costa Filho e Túlio Gadelha.
Outras presenças – Os deputados estaduais Doriel Barros, João Paulo Lima e Mário Ricardo, e os secretários Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) também se fizeram presentes.
Inocente quer saber – Lula fará algum anúncio muito importante nesta quarta-feira?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário