A ex-deputada federal está de olho no Governo de Pernambuco em 2026. A informação foi trazida pelo deputado estadual Lula Cabral em entrevista a Folha de Pernambuco. Segundo o parlamentar, Marília tem em mente ampliar o número de prefeitos do seu partido, o Solidariedade, para chegar com condições em 2026 de disputar pra valer contra a governadora Raquel Lyra e muito provavelmente contra o primo João Campos (que deve ser o nome do PSB) e quem sabe até mesmo contra o senador Humberto Costa que já se mostra disposto a disputar pelo PT.
De todos estes, apenas Marília Arraes está sem mandato eletivo. O parlamentar levantou inclusive a possibilidade da ex-parlamentar disputar a Prefeitura do Recife onde João Campos é hoje o favorito para o pleito e é tido como unanimidade no campo das esquerdas. "Marilia não está morta. Está andando Pernambuco, está buscando suas bases, ela está viajando pelo Sertão, pela Mata, em todo canto você vê Marília. Querem porque querem tirar Marília do Recife, mas ela é um quadro fortíssimo. E se ela disser que vai ser candidata a prefeita do Recife? como ficam os atores? como ficam os partidos?" disse Lula.
O fato é que se Marília realmente tem em mente um projeto político para 2026 ela deveria não disputar nenhum mandato já em 2024. Nem no Recife, nem em Jaboatão. Essa tática inclusive foi usada pelo presidente Lula que quando foi derrotado na disputa pela presidência em 1989 chegou a ter seu nome ventilado para concorrer a Prefeitura de São Paulo em 1992. Lula não quis e disse que só iria concorrer para Presidente. Ele tentou ainda em 1994 e 1998 até que veio a se eleger presidente no ano de 2002.
O que pesa em desfavor de Marília é o fato de já ter sido derrotada em duas disputas majoritárias seguidas e que ficaram famosas em Pernambuco: em 2020 contra João Campos quando disputou a Prefeitura do Recife e em 2022, contra Raquel Lyra o Governo. Embora Recife tenha sido uma disputa local, tomou uma proporção estadual principalmente no segundo turno.
Recall
Embora tenha um recall das últimas eleições, Marília Arraes está em melhor situação que os ex-prefeitos Anderson Ferreira e Miguel Coelho, quando o assunto é 2024. Apenas Marília Arraes estaria confortável caso resolvesse disputar alguma Prefeitura do estado, tendo em vista que não foi reeleita em 2020, como é o caso de Anderson e Miguel.
Recado
Nos bastidores, a entrevista de Lula Cabral foi entendida como um recado de Marília ao PSB de João Campos e ao PT de Humberto. Até o momento, Marília foi a única apoiadora de Lula em 2022 que não conseguiu nenhum cargo no Governo Federal. Recentemente, ela perdeu uma indicação no DNOCs para o PSB através de uma indicação do deputado federal Lucas Ramos que preferiu o ex-prefeito de Lajedo Antonio Dourado para o cargo.
Duro recado
O recado da entrevista de Lula Cabral seria bem claro para o PSB e o PT e principalmente o PT de Humberto Costa que tem jogada terra em todas às articulações para a nomeação de Marília no Governo Federal. "Ou a acomodam, ou ela tem força política suficiente para atrapalhar os planos dos dois partidos tanto no Recife quanto em Pernambuco" avalia uma fonte ao Blog.
No FIG
A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause prestigiaram a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns ontem. A tucana foi recebida pelo líder do governo na Assembleia Legislativa Izaias Regis. Além da governadora, estiveram presentes nomes como a senadora Teresa Leitão e os deputados Joãozinho Tenório e Luciano Duque.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário