O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece ter tomado sua decisão e de acordo com informações de fontes próximas ao Palácio do Planalto, Lula já informou aos seus auxiliares que indicará o deputado federal Silvio Costa Filho para integrar o primeiro escalão do governo na cota do Republicanos.
A nomeação do novo ministro pode ser anunciada nos próximos dias, mas ainda há incertezas sobre qual pasta ele comandará.
Antes de divulgar oficialmente o ministério em que Costa Filho irá atuar, Lula estaria empenhado em avançar nas negociações com o atual ministro da pasta em questão, que precisará abrir espaço para a nova indicação. Mantendo tudo em sigilo, o presidente busca evitar ruídos e possíveis transtornos decorrentes da troca.
Vale ressaltar que, apesar da indicação de um ministro do Republicanos, o partido não integrará formalmente o governo Lula. O acordo inicial prevê uma parceria com parte da bancada republicana, que apenas se comprometerá a apoiar e aprovar projetos do executivo enviados ao Congresso Nacional.
O presidente teria concordado com os termos e tem demonstrado satisfação com o desempenho da legenda, que vem trabalhando de forma extraoficial.
A escolha de Silvio Costa Filho para ocupar uma posição no alto escalão do governo acabou surpreendendo, já que ele travou recentemente uma disputa com o senador Humberto Costa (PT) pela superintendência da Codevasf. No entanto, isso parece ser águas passadas, e Lula já teria batido o martelo na indicação avalizada pelo próprio Republicanos.
PP NA BASE — O partido Progressistas também deve integrar a base do governo Lula e ocupar uma pasta importante na esplanada. O líder do PP na Câmara, André Fufuca, pode assumir o Ministério do Desenvolvimento.
PROTAGONISMO — O deputado federal Lula da Fonte (PP) foi um dos palestrantes no 1º dia do congresso da UVP, em Goiana. O jovem deputado falou sobre “Os desafios para o Protagonismo da Juventude no parlamento”.
A TODO VAPOR — Nesta sexta-feira (28), a governadora Raquel Lyra (PSDB) realizará a entrega de 272 unidades habitacionais do Residencial Mulheres de Tejucupapo, no bairro da Iputinga, no Recife.
PRESSÃO — Os senadores petistas, Humberto Costa e Teresa Leitão mandam recado para o prefeito João Campos (PSB) ao afirmarem que o PT vai buscar o protagonismo nas eleições do Recife e tem que ser tratada como aliada.
BOLSO CHEIO — COAF indicou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu R$ 17,2 milhões através do Pix de janeiro a julho deste ano e montante ‘provavelmente’ tem relação com campanha de arrecadação de recursos.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário