O dia de ontem foi marcado pela posse festiva dos novos conselheiros Eduardo Lyra Porto e Rodrigo Novaes, que apesar de serem jovens, possuem vasta experiência no serviço público que o credenciaram para ocupar o posto quando foram escolhidos pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Saem dois conselheiros na casa dos “setenta” e entram dois na casa dos “quarenta”, cujo integrante mais veterano é o atual presidente Ranilson Ramos com 65 anos.
O TCE é um órgão auxiliar do legislativo para fazer a fiscalização das contas do estado e dos municípios, e tem uma grande contribuição para aperfeiçoar a gestão pública e evitar o desperdício do dinheiro público, mas muito mais do que um tribunal que julga e pune, o TCE pode ter um papel de conciliação e de entendimento para ajudar a gestão pública a ter uma maior efetividade nos serviços que são ofertados à população.
O discurso do conselheiro Carlos Neves foi bastante pertinente, pois apontou a evolução tecnológica através da inteligência artificial que vem modificando de forma muito rápida o jeito de fazer as coisas no mundo. O TCE, assim como os demais entes, precisam se aperfeiçoar e estar sintonizados com as mudanças que o mundo está sofrendo, e por isso a chegada de dois jovens conselheiros, que além do preparo acadêmico e da vivência política, estão mais sintonizados com este novo mundo que surgiu no pós-pandemia para fazer com que o TCE de Pernambuco ajude as prefeituras e os demais órgãos públicos a seguirem os novos caminhos que a atual realidade social exige do poder público.
Álvaro elogiado – O presidente da Alepe, Álvaro Porto, foi alvo de elogios dos novos conselheiros do TCE, empossados ontem. Ao discursar, Eduardo Porto, sobrinho do deputado, afirmou que, com o trabalho desenvolvido na presidência do Legislativo estadual, Pernambuco está podendo conhecer Álvaro Porto cada vez mais. “Quem lhe conhece, gosta. Porque você é um homem de uma palavra só, que faz política trabalhando com a verdade. E isso deve ser exaltado”, disse. Por sua vez, ao agradecer à Alepe, Rodrigo Novaes, disse que encontrou em Álvaro e no 1° secretário, Gustavo Gouveia, confiança incomum. “Ninguém, na vida, perde por ser correto, por ter palavra. O poder Legislativo se faz forte e a política encontra em vocês exemplo a ser seguido”.
Contribuição – Com uma vasta experiência no serviço público, tendo sido deputada estadual e conselheira do TCE, Teresa Duere será mesmo integrante do governo Raquel Lyra. Essa decisão já está tomada pela governadora e pela ex-conselheira, porém ainda não se sabe qual será a função que Teresa ocupará oficialmente, apesar disso, está muito claro que sua contribuição será na seara política.
Descontração – O clima na posse de Eduardo e Rodrigo era o melhor possível, onde pôde se observar um ambiente de harmonia entre as principais autoridades presentes, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, trocaram cumprimentos de forma muito cordial.
Inocente quer saber – Lula irá oficializar a substituição dos ocupantes do Turismo e da Embratur?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário