O senador Humberto Costa teve duas oportunidades reais de ser governador de Pernambuco, uma em 2006, quando após a passagem pelo ministério da Saúde do primeiro governo Lula era o favorito para vencer a disputa, mas as circunstâncias da eleição acabaram deixando-lhe na terceira colocação na disputa vencida por Eduardo Campos. Nas eleições de 2022 tinha uma oportunidade real de se eleger governador, mas abdicou do projeto em prol de uma aliança nacional de Lula com o PSB. Na condição de candidato de Lula, com o apoio da Frente Popular, Humberto poderia ter realizado seu sonho de ser governador, e novamente as circunstâncias adiaram seu projeto e a vitoriosa acabou sendo a atual governadora Raquel Lyra.
Com a volta de Lula ao Palácio do Planalto, Humberto Costa é de longe a principal liderança política do governo federal em Pernambuco. E isso tem o credenciado para tentar viabilizar uma nova candidatura ao governo de Pernambuco em 2026, o senador já se movimenta com este objetivo. Evidentemente que a tarefa não é das mais fáceis, porque teria que enfrentar uma governadora que buscará a reeleição, cujo histórico é favorável aos ocupantes do Palácio do Campo das Princesas, quando Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara obtiveram êxito na busca pelo segundo mandato. Apenas Miguel Arraes não logrou êxito na sua tentativa em 1998, mas as circunstâncias eram totalmente desfavoráveis ao então governador e ainda não havia a cultura da reeleição.
De todo modo, Humberto não terá outra oportunidade de tentar realizar seu sonho de governar Pernambuco, portanto o ambiente para 2026 é extremamente favorável para a construção de sua postulação, uma vez que o PT está fortalecido nacionalmente e não há nenhum partido em Pernambuco no seu campo político com a mesma relevância e protagonismo, uma vez que o PSB teve uma diminuição substancial do seu tamanho nas eleições de 2022, elegendo apenas 14 deputados federais.
Não se descarta uma tentativa a um terceiro mandato como senador, onde o próprio Humberto seria favoritíssimo a renovar o mandato por serem duas vagas e o PT ter um eleitorado cativo de pelo menos 30% em Pernambuco. Mas para abrir mão de seu projeto de disputar o Palácio do Campo das Princesas, Humberto poderá ser determinante para selar a vitória tanto da governadora Raquel Lyra, se apoiá-la para a reeleição, quanto de outro nome do campo de esquerda que o senador decidir apoiar. Em outras palavras, Humberto tornou-se um dos principais players de 2026 em Pernambuco.
Priscila Krause – Fiel escudeira da governadora Raquel Lyra, Priscila Krause terá três opções para as eleições de 2026, uma delas é ser mantida na vice, a outra disputar o Senado na chapa tucana, por fim ser candidata a deputada federal. Sua colocação na disputa pela prefeitura do Recife em 2024 estaria cada vez menos provável.
Prováveis nomes – No campo político que apoia a governadora Raquel Lyra os nomes mais prováveis para disputar a prefeitura do Recife são o secretário de Turismo, Daniel Coelho, e o deputado federal Túlio Gadelha. O segundo, inclusive, tem sido incentivado claramente pela governadora a entrar no páreo de 2024.
São João – Depois de realizar um grande Carnaval descentralizado, neste ano, o prefeito Mano Medeiros agora está resgatando os festejos juninos de Jaboatão. E mais uma vez dá prioridade aos cantores da cidade na grade de atrações. Além disso, não restringiu a programação só no São João. Vai ter forró até 1º de julho.
Inocente quer saber – Humberto Costa teria o apoio de todos os partidos que apoiam Lula na disputa pelo governo em 2026?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário