O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta quarta-feira (22.09), o workshop internacional “Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência”, promovido pela Cooperação Pernambuco – iniciativa multiagência, liderada pela Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas, com a participação do UNODC, PNUD, ONU-Habitat e Instituto Igarapé. No evento, foram anunciadas novas estratégias de prevenção à violência. Também foi apresentado o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado.
A proposta é dinamizar e otimizar recursos físicos, financeiros e humanos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, por meio da mitigação de fatores de risco, como o abandono ou evasão escolar, a circulação ilegal de arma de fogo e outras mercadorias ilegais, como as drogas. “Acredito na prevenção como grande indutor para trabalharmos cada vez mais por um Pernambuco da paz. O Pacto Pela Vida tem contribuído muito na diminuição da violência, mas a grande política é a de prevenção, nas escolas ou envolvendo a cidadania, utilizando sempre a educação como norte maior de todo esse processo”, destacou Paulo Câmara.
As novas estratégias também fortalecerão os fatores protetivos, capazes de reduzir comportamentos e vulnerabilidades específicas da população pernambucana. O objetivo é diminuir a probabilidade de os indivíduos serem vítimas da criminalidade. De acordo com o secretário estadual de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, as estratégias serão somadas as ações do Pacto Pela Vida, um programa eficiente, com resultados positivos. “Também teremos o olhar da prevenção cada vez mais aprimorado para salvar vidas, evitar homicídios e reconstruir trajetórias de esperança”, ressaltou Benevides.
Os programas e ações da estratégia de prevenção à violência passam a ser focados na prevenção ao crime, a partir das particularidades e recorrências de cada ocorrência, e considerando os contextos sociais complexos de raça, etnia, gênero e territorialidades múltiplas. Nesse contexto, os dados passam a ser mapeados pelo Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, em articulação com as demais secretarias estaduais implicadas na prevenção, nos marcos do Pacto pela Vida.
O especialista em Segurança, Justiça e Compliance do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Eduardo Pazinato, explicou que os dois lançamentos se inserem nessa iniciativa pioneira e inovadora da Cooperação Pernambuco, cujo objetivo é desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas para fortalecer ações de prevenção social aos crimes e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e drogas. “O que fizemos hoje foi estruturar com maior nível de foco, com base em evidências e nas melhores práticas internacionais, o aprofundamento dos resultados já muito positivos do Pacto Pela Vida, mesmo em um contexto extremamente adverso de pandemia e de Covid-19”, concluiu.
Participaram do workshop os secretários estaduais Humberto Freire (Defesa Social) e Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), além da diretora de Programas do Instituto Igarapé, Melina Risso; e a coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco, Paula Guedes.
Fonte: Blog Ponto de Vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário