sábado, 4 de setembro de 2021

Bolsonaro procura Pernambuco

Bolsonaro procura Pernambuco

Por Houldine Nascimento – interino

Na passagem por Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem evitado dar declarações polêmicas. O chefe do Executivo dará sequência à agenda logo mais, a partir das 8h, quando participa de uma motociata no Agreste do Estado. O Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, é o ponto de concentração.

A escolha pela cidade faz todo sentido: foi o único município pernambucano em que Bolsonaro venceu os dois turnos das eleições em 2018. Mesmo sendo uma “ilha bolsonarista”, o prefeito Fábio Aragão (PP) já externou que não receberá o presidente, sob a justificativa de que é adventista, ou seja, seus sábados são reservados para atividades religiosas.

Outros dois municípios que estão na rota do passeio de moto são Toritama e Caruaru, onde ocorre a dispersão. O único prefeito que se dispôs a encontrar Bolsonaro foi o toritamense Edilson Tavares (MDB), que estará a postos no Parque das Feiras. Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), deixou claro que não se reunirá com o presidente e que nenhum integrante de sua gestão estará no ato.

A expectativa é de que ministros e aliados locais acompanhem Bolsonaro nesse passeio pelo Agreste. Ao desembarcar na Base Aérea do Recife, ontem, alguns parlamentares prestigiaram o presidente. A lista incluiu os deputados federais Fernando Rodolfo (PL) e André Ferreira (PSC) e os deputados estaduais Alberto Feitosa, Clarissa Tércio (ambos do PSC), Cleiton Collins (PP) e Romero Sales Filho (PTB). Além deles, o presidente estadual do PTB, Coronel Meira, esteve presente. 

Na comitiva, o presidente Bolsonaro esteve acompanhado dos ministros Carlos França (Relações Exteriores), Gilson Machado Neto (Turismo), João Roma (Cidadania) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura), do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Frevou – A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também veio ao Recife. Na área externa da Base Aérea, um grupo de apoiadores esperava a comitiva, com direito a uma orquestra de frevo e bonecos gigantes – dois deles representavam o casal presidencial. Houve aglomeração e várias pessoas estavam sem máscara. Em um momento de descontração, Michelle pegou uma sombrinha e arriscou alguns passos de frevo. À coluna, o deputado Alberto Feitosa informou que a orquestra foi chamada por ele.

Inauguração – O primeiro compromisso da comitiva presidencial em Pernambuco foi a inauguração da nova Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, no Recife. Este foi o único evento em que Michelle esteve. Autoridades civis e militares participaram da solenidade, que contou com uma apresentação musical e com o ministro Gilson Neto tocando sanfona. O projeto sociomusical é patrocinado pela Caixa Econômica.

Reivindicações – Ainda no Recife, representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) entregaram ao presidente Bolsonaro um documento com algumas reivindicações, demonstrando preocupação com a infraestrutura local. Entre os pleitos, a construção do Ramal de Suape na ferrovia Transnordestina, a vinda da Escola de Sargentos do Exército e a conclusão do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima, bem como um Refis nacional.

Promessa – Por telefone, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse a estes empresários que está nos planos do Governo Federal retomar o controle da BR-232 e abrir leilão para proporcionar a recuperação da via. Segundo ele, uma consulta pública será feita a partir de novembro e a concessão deve ocorrer em agosto de 2022. Tarcísio também falou sobre a viabilidade do Arco Metropolitano e a recuperação da BR-104. Ao final, foi aplaudido por quem estava na plateia, sob a vigilância de Bolsonaro.

Climão – O presidente Bolsonaro e o governador Paulo Câmara (PSB) voltaram a se encontrar na noite de ontem, durante a cerimônia que oficializou o general Richard Fernandez Nunes como novo comandante militar do Nordeste, no Recife. Os dois ficaram lado a lado durante quase toda a solenidade, embora praticamente não tenham dialogado. Horas antes, nas páginas amarelas da revista Veja, Câmara definiu o Governo Bolsonaro como “absoluto retrocesso” e “desastre”. Alguns ministros também foram ao evento.

CURTAS

RACHADINHA – Um ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou ao portal Metrópoles que era obrigado a entregar 80% do salário de R$ 7.326 na época em que o parlamentar era deputado estadual no Rio. Segundo a denúncia, a quantia era repassada para a advogada Ana Cristina Valle, mãe de Jair Renan e então casada com o presidente Bolsonaro

PRISÃO – A Polícia Federal prendeu, ontem, o blogueiro bolsonarista Wellington Macedo e está à procura do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão. Os dois estão entre os suspeitos de articular um ato antidemocrático no próximo dia 7. A Procuradoria-Geral da República solicitou a prisão e o ministro do STF Alexandre de Moraes expediu os mandados.

Perguntar não ofende: O que esperar das manifestações no Dia da Independência?

Fonte: Blog do Magno Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário