Esse fenômeno deu início na eleição passada quando então candidata a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), contabilizou 157.181 votos, correspondendo a mais de 18% dos votos válidos.
O peso “delegada” ainda continua muito presente este ano. Quando Patrícia Domingos (Podemos) foi posta na pesquisa sem o título, não passou dos 6 pontos. Em uma outra rodada, agora já adicionado “delegada” ela quase que dobrou. Ou ela capitalizou o voto de Gleide ou uma parcela importante do voto do Recife quer ter uma delegada no poder mesmo.
Diante disso, começou um movimento para tentar carimbar o passaporte de João Campos para o segundo turno ao tentar atrair Gleide Ângelo para vice, mesmo negando publicamente, ela continua nas tratativas nos bastidores. Sabendo disso, o PP já ofertou a também delegada Villaneida Aguiar para o posto.
COMPARATIVO – Para medir o tamanho de Gleide, é só saber que o deputado federal mais votado na cidade foi João Campos com 70.864 votos e Marília Arraes contabilizou 54.193 votos, ambos são prefeituráveis e tiveram quase um terço do que montante da delegada.
BUSCANDO UNIDADE – O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) abriram diálogo tentando chegar a um entendimento. Tem muita gente da Oposição aguardando o que eles vão decidir. Já tem outros que apostam que não se entendem.
IPOJUCA – Pré-candidato a prefeito, Carlos Santana (PSB) recebeu uma importante adesão, ontem, após PT local decidir subir em seu palanque. Em 2016, o ex-presidente Lula chegou até fazer vídeo ao lado da atual prefeito Célia Sales (PTB).
RÁPIDAS
UNIÃO POR GOIANA – Parte do grupo da Oposição vão esperar uma pesquisa para definir a chapa. O resultado deve chegar nos próximos dias.
PENSANDO NO VICE – Liderando todas as sondagens internas, o ex-prefeito Edval Soares (Cidadania) está tendo um trabalho redobrado para definir seu vice. Ele hoje se reúne o presidente estadual de seu partido, deputado Daniel Coelho.
VICE IDEAL – Na mesa de apostas, muitos dizem que o vice ideal para Edval é o vereador Quinho Fenelon, após retorno da aliança com Deo.
PINGA-FOGO: Joaquim Lapa e Diogo Prado mantém aliança em Carpina?
Fonte: Blog do Elielson Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário