O investimento seria bilionário na mobilidade da região metropolitana do Recife. Contudo, o enorme atraso das obras visando a Copa do Mundo acabou resultando num “Plano B” de Pernambuco para o evento. A estrutura montada, apresentada nesta terça pela Secopa, é uma ampliação daquela já paliativa utilizada na Copa das Confederações, com estacionamentos remotos e metrô.
Agora, uma grande diferença. Apoiada na Lei Geral da Copa, o estado irá decretar “ponto facultativo” nos cinco dias com jogos por aqui. A opção estava prevista. O seu uso dependida da (falta de) estrutura oferecida…
14/06 (sábado, 22h) – Costa do Marfim x Japão
20/06 (sexta, 13h) – Itália x Costa Rica
23/06 (segunda, 17h) – Croácia x México
26/06 (quinta, 13h) – Estados Unidos x Alemanha
29/06 (domingo, 17h) – oitavas de final (1D x 2C)
A medida foi anunciada pelo secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, no centro de convenções. Com isso, espera-se uma sensível diminuição de veículos nas ruas, até porque existem 1.197.732 veículos, dos quais 713.295 carros, segundo o Detran.
Tudo para evitar congestionamentos antes, durante e depois dos jogos no estádio localizado a 19 quilômetros do Marco Zero.
O problema, porém, não estava centrado aí, sobretudo porque o estacionamento da Arena Pernambuco, com cinco mil vagas, não está aberto ao público. Daí, as soluções propostas, todas com gambiarras. Confira as opções.
1) Quem for de carro às partidas deve aproveitar os estacionamentos periféricos, como Parqtel, Riomar e Parque de Exposições do Cordeiro, com ônibus expressos até a arena. A projeção é de 9.600 vagas. Na Copa das Confederações foi usada a área da UFPE, substituída pelo shopping neste ano.
2) Já o BRT (bus rapid transit), o sistema de ônibus expresso, que era a grande aposta local para o Mundial, não funcionará plenamente. Bem longe disso. O corredor Norte-Sul, de Igarassu ao Centro, terá apenas 4 ônibus, enquanto o corredor Leste-Oeste, do Centro até Camaragibe, irá operar com 46. Apesar do investimento de R$ 296,3 milhões, poucas estações serão abertas, deixando claro que o possível legado será usufruído somente após o Mundial.
3) Nos trilhos devem chegar 15 mil dos 40 mil torcedores esperados a cada jogo. Esse público irá desembarcar na Estação Cosme e Damião, a três quilômetros do estádio. Com a expectativa de muitos estrangeiros neste modal, o metrô terá uma assistência em vários idiomas. O bilhete com a garantia de ida e volta, incluindo os ônibus circulares da estação ao estádio, custará R$ 7,50. Em 2013, a entrada foi gratuita para quem embarcou nas estações apresentando ingressos.
4) Ainda há a possibilidade de ir de táxi ou em vans fretadas. Neste caso, é preciso parar no TIP ou no Parqtel, completando o trajeto de ônibus.
Obras inacabadas, transporte paliativo e ponto facultativo. A nossa mobilidade.
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