Aproximadamente 60 produtores e artistas de São Lourenço da Mata participaram, na manhã desta sexta-feira (25), de uma capacitação promovida pela secretaria de Cultura, Esportes e Juventude do município e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve como objetivo esclarecer e orientar essas pessoas na elaboração de um projeto para captação de patrocínios junto ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), que este ano disponibiliza R$ 15 milhões para diversas áreas, como artes cênicas (teatro, dança, circo, etc), fotografia, literatura, música, artes plásticas, artesanato, gastronomia e pesquisa cultural.
Para o secretário Adalberto Epaminondas, é muito importante esta capacitação dos produtores não só para o Funcultura, mas para outros órgãos que disponibilizam recursos para a cultura.
“Com este conhecimento os produtores e artistas poderão solicitar patrocínio na Petrobras, Banco do Brasil, Chesf, e outras entidades que trabalhem através de edital”, disse o secretário.
A realização do evento através de uma solicitação do próprio Adalberto Epaminondas à Fundarpe durante a I Conferência Municipal da Cultura.
A palestra foi ministrada por Osmar Barbalho, representante de Fundarpe, que apresentou como se elabora um projeto, os principais erros cometidos e os documentos necessários para dar entrada neste processo.
“O governado de Pernambuco tem valorizado bastante o incentivo à cultura local. Está sendo dada para a cultura de Pernambuco a mesma importância que se tem com Suape, por exemplo”, destacou Barbalho. “
O dinheiro está lá disponível, mas nem sempre aparecem projetos capacitados para conseguir a verba”, completou.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata .
Nenhum comentário:
Postar um comentário