sábado, 17 de fevereiro de 2024

Duelo de senadores

Foto: Mariana Leite

Embora sejam filiados ao mesmo partido e no Congresso atuem em conjunto na defesa do presidente Lula, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão travam uma disputa longe dos holofotes sobre os nomes que os seus grupos defendem dentro do PT-PE para as eleições municipais deste ano.

Não é apenas no Recife, onde a legenda deseja indicar o vice do prefeito João Campos (PSB), que Humberto e Teresa divergem. Eles têm outras preferências também em Caruaru, onde a legenda possui dois pré-candidatos ao Executivo municipal. Entretanto, a tendência é que na Capital do Agreste o PT suba no palanque do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT).

Não é de hoje que os dois petistas disputam o protagonismo dentro da legenda, com embates internos por espaços na direção partidária ou em alianças feitas e desfeitas em eleições anteriores. É da natureza da democracia a divergência de opiniões e o PT é expert no assunto. Está aberta a temporada de apostas para saber qual dos dois levará a melhor.

Indefinição – Embora o anúncio de apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) pareça estar cada vez mais perto, o impasse no momento seria a legenda em que o gestor pode disputar a reeleição. Uma nova conversa ficou agendada para a próxima sexta (23) e um partido que segue no radar é o PSD do ministro André de Paula.

Gesto de confiança – O fato de o PSD colocar nas mãos da governadora Raquel Lyra (PSDB) a decisão sobre uma possível filiação do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ao partido, só comprova que a aliança feita pelo ministro André de Paula não é pela metade. Embora ainda esteja filiada a outra legenda, a ainda tucana possui grande influência no partido que até pouco tempo fazia parte da Frente Popular.

Tapete vermelho – O PSD tem feito todos os esforços para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) ingresse no partido. Uma fonte chegou a revelar à coluna que espaços na executiva da legenda foram oferecidos para ela indicar nomes de sua confiança. Um deles é André Teixeira Filho, presidente da Adepe e aliado de primeira hora da gestora.

Expectativa – A presença do senador Fernando Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho, ambos do MDB, no Palácio do Campo das Princesas nesta sexta (16), reacendeu a possibilidade da legenda passar a integrar o governo estadual de maneira oficial. Atualmente, a sigla conta com alguns filiados na gestão, frutos de uma indicação pessoal, sem acordos partidários.

Transformação – Prefeito de uma das principais cidades do Agreste Meridional, Erivaldo Chagas (Republicanos) vem desempenhado um importante trabalho à frente da Prefeitura de Lajedo, com obras e ações que estão de fato chegando na ponta. Articulado, o “matuto”, como é conhecido popularmente, vem aos poucos pavimentando sua reeleição.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário