sábado, 14 de outubro de 2023

Raquel sataniza PSB, mas entrega terminal em Suape com as digitais do Governo socialista

Com todas as pompas e honrarias, a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinará, na próxima segunda-feira, às 9h, em Suape, o contrato do novo terminal de cargas privado do porto (AMP Terminals). O que ninguém sabe é que a instalação deste novo terminal tem a marca da última gestão que governou o Estado, o tão criticado PSB que a governadora despreza.

Em agosto de 2022, o governo do Estado, através do decreto nº 53354/2022, garantiu uma série de benefícios fiscais a empresa. O novo terminal funcionará numa área adquirida pela AMP no processo de recuperação judicial do Estaleiro Atlântico Sul – EAS. A instalação do terminal foi anunciada em setembro de 2022, mesmo sem o trânsito e julgado da homologação da compra do terreno do EAS.

A dedicação do Governo pela aprovação do terminal foi tamanha que, na gestão do ex-ministro Márcio França (PSB), ele emplacou o ex-presidente de Suape, Roberto Gusmão, como Secretário Executivo da pasta. A missão era garantir em definitivo que a AMP operasse em Pernambuco.Um projeto que previa a realização de estudos de viabilidade econômica como requisito para instalação de terminais privados no Brasil foi tirado de pauta (546ª Reunião Ordinária da Diretoria) e só reapareceu (551ª Reunião Ordinária) depois que o projeto do terminal privado de Suape passou pela análise da agência.

A assinatura do contrato com a AMP já deveria ter saído, inclusive com as assinaturas da última gestão. O governo Bolsonaro, entretanto, atrasou os planos, que foram concluídos com a gestão de Márcio França a frente do Ministério. Então o destino se encarregou de escalar a governadora Raquel Lyra par a chancelar os planos do PSB.

Vandalismo na Compesa – Duas cidades do Agreste pernambucano, Bezerros e Gravatá, além do distrito de Insurreição, em Sairé, estão com o abastecimento comprometido em virtude da invasão de criminosos, que furtaram equipamentos e fiações elétricas em duas unidades operacionais, localizadas no município de Sairé, em menos de 24 horas. Os criminosos invadiram as Estações Elevatórias de Araçá e Brejão (sistemas de bombeamento), ambas situadas na zona rural de Sairé, deixando as unidades sem condições de funcionamento. Os atos criminosos que tanto prejudicam o abastecimento de água, e, consequentemente, a população, foram praticados em intervalos muito curtos, afetando 150 mil pessoas.

Manaus é tomada por fumaça – Os incêndios no Estado do Amazonas somaram 1.664 focos de fogo ativos até a última quinta-feira identificados por satélite. A informação foi divulgada ontem pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. “O principal vetor das queimadas é o desmatamento. Não existe fogo natural na Amazônia. Ou o fogo é feito propositalmente por criminosos, ou é a transformação da cobertura vegetal”, disse a ministra Marina Silva. Ao menos 55 municípios já declararam situação de emergência. Os municípios em pior situação são Autazes, com 141 focos de fogo, e Careiro, com 110.

Brasileiros em perigo – Uma bomba explodiu, ontem, próximo à escola que abriga um grupo de 19 brasileiros na Faixa de Gaza. Eles aguardam autorização para que o governo brasileiro possa retirá-los do local. A região não é considerada segura desde que Israel ordenou a evacuação da cidade. O ônibus que será usado para retirar o grupo do local se atrasou para chegar à escola porque o caminho percorrido foi atingido por bombas, segundo apurou o portal Poder360. Com o cair da noite e o risco de novos bombardeios no caminho, os brasileiros optaram por esperar o amanhecer para se deslocar. O fuso de Israel está 6 horas à frente do de Brasília.

Janja pede acordo “urgentemente” – A primeira-dama Janja Lula da Silva afirmou, ontem, que as mulheres e crianças presentes em Gaza, cidade palestina alvo de ataques ostensivos por parte de Israel, “precisam urgentemente ter acesso a um corredor humanitário seguro caso queiram deixar a região”. Através das redes sociais, Janja declarou que o conflito na região “é mais um que afeta desproporcionalmente as mulheres e crianças”. Ela também disse que o corredor humanitário é importante para a entrada de materiais médicos e cobrou o “restabelecimento da água e energia nos hospitais e locais de atendimento a feridos”.

Maratona de ‘O Estilo Marco Maciel’ – A maratona de lançamentos do livro ‘O Estilo Marco Maciel’, biografia do ex-vice-presidente da República de minha autoria, volta a rodar o Estado na próxima semana. Na terça-feira, estarei em Gravatá, no Agreste, às 19h, na Câmara dos Vereadores. Na quinta-feira, a agenda prossegue em Afogados da Ingazeira, na Câmara de Vereadores, às 19 horas. Na sexta-feira, será a vez de Sertânia, também na Câmara de Vereadores. No sábado, encerro o périplo pela cidade de Arcoverde, às 19 horas, na biblioteca do Sesc, iniciativa do prefeito Wellington Maciel (MDB).

CURTAS

SERVIÇO MILITAR – Um grupo de 175 israelenses que estavam em países da América do Sul embarcou, na tarde de ontem, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), de volta a Israel para ajudar no conflito contra o Hamas. Eles têm idades entre 20 e 30 anos e foram convocados para o serviço militar do país, segundo o Consulado de Israel no Brasil.

SERVIÇO MILITAR II – Em entrevista à TV Globo antes de embarcar, alguns integrantes do grupo relataram a vontade de retornar para ajudar de alguma forma no conflito. O paramédico Daniel Taller, de 29 anos, estava pesquisando povos indígenas na Colômbia e teve de retornar após ser convocado. Ele disse acreditar que possa haver paz na região, tanto para israelenses quanto para palestinos.

Perguntar não ofende: Por que Raquel vai chancelar contrato do seu tão odiado PSB?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário