terça-feira, 31 de outubro de 2023

Marília Arraes pode abandonar bloco de oposição e levar o Solidariedade para base do Governo

 

Apesar de fazer duras críticas a gestão do governo Raquel Lyra, a ex-deputada Marília Arraes, que comanda o partido Solidariedade em Pernambuco pode estar considerando uma mudança no cenário político e acabar trocando a oposição pela situação. Há sinais de uma possível reconciliação entre seu grupo e a governadora, e a falta de espaços para a legenda no governo federal tem feito a ex-deputada recalcular a rota e buscar novos caminhos para 2024. Outro fato que tem chamado atenção é o distanciamento do seu primo, o prefeito João Campos (PSB), que também parece fechar as portas da gestão municipal para a sigla.

A proximidade crescente entre Raquel Lyra (PSDB), e o presidente Lula (PT), juntamente com a presença da maior parte da bancada do Solidariedade na base do governo estadual tem aberto espaço para discussões e negociações. Aliados parecem estar atuando como intermediários e através da deputada federal Maria Arraes (SD), irmã de Marília, estaria buscando um possível entendimento. Esse acordo poderia ser viabilizado em meio a uma possível reforma no secretariado estadual, que o governo planeja implementar.

Uma das propostas que estão sendo discutidas envolve a bancada do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O governo estaria disposto a “cobrar a fatura” de quatro deputados estaduais do partido, garantindo o apoio da bancada às pautas do executivo. No entanto, um obstáculo importante é a intenção do deputado estadual Lula Cabral (SD), de concorrer à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Raquel Lyra, por sua vez, irá apoiar a reeleição do atual prefeito Keko do Armazém, do PP, principal adversário de Cabral.

Com as cartas na mesa, os próximos passos de Marília Arraes determinarão o futuro de seu partido no estado e podem impactar diretamente nas articulações para as eleições do próximo ano.

EM SINTONIA — O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) acompanhou a governadora Raquel Lyra durante toda a agenda na Mata Norte e no Agreste. O partido Progressistas segue cada vez mais alinhado com o palácio.

ENTREGAS — Fortalecendo a política de combate à fome, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause inauguram a Cozinha Comunitária no município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional.

CONVOCAÇÃO — Nesta terça-feira (31), o Governo do Estado vai reunir deputados estaduais na tentativa de ampliar diálogo e resolver as divergências que restaram na relação com a Assembleia Legislativa.

DIVERGÊNCIAS — Enquanto o ex-presidente Bolsonaro que expulsar os dissidentes do PL, Valdemar Costa Neto tem mantido o grupo 30 deputados que aderiram ao governo Lula. O Partido Liberal pode ocupar espaços na Caixa.

NOVO BLOCÃO — Nos bastidores, as negociações com o PDT e o MDB estariam bastante avançadas e as sigla devem passar a integrar a base do Governo Estadual e abandonar a Frente Popular liderada pelo PSB.

Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.

Fonte: Foco Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário