quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O dilema de Lucas Ramos em Petrolina

A organização de alianças políticas do prefeito João Campos (PSB) no Recife tem repercutido em diversas cidades. É lógico que Petrolina por ser a cidade onde os Coelhos tem a maior força política é a grande interrogação. Petrolina ganhou novamente o noticiário político após na última sexta-feira, o deputado federal Lucas Ramos ter reafirmado sua disposição de disputar a Prefeitura de Petrolina contra Simão Durando. Lucas disse ainda que João Campos sabe do que ele pensa sobre a administração local e que não dá para ter no mesmo palanque ele e Miguel Coelho (no caso, em Petrolina). 

Lucas Ramos tentou disputar pelo PSB em 2016 mas não conseguiu e viu o partido optar por Miguel Coelho que foi o vencedor da disputa. Em 2020, Lucas assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e viu o que levou o partido a apoiar Julio Lóssio Filho que disputou pelo PSD. Lucas acredita que o apoio de Miguel ao projeto de João Campos fique apenas no Recife e não interfira em nada na política local.

Embora seja até razoável pensar dessa maneira é difícil de imaginar que o PSB recebendo o apoio do grupo de Miguel Coelho que vale bem mais para o ano de 2026 do que para 2024, não vá interferir diretamente na única cidade de fato administrada por eles. O que os Coelhos esperam é que tão logo o partido anuncie também o apoio à reeleição do prefeito Simão Durando.

O apoio do PSB a Simão Durando amarraria de vez o deputado federal Lucas Ramos que tendo em vista a fidelidade partidária não poderia mudar de partido. Isso não significaria um apoio de Lucas a Simão Durando. O parlamentar pode abrir uma dissidência no próprio PSB e apoiar um nome da oposição.

Outras cidades

Não é apenas em Petrolina que o PSB ainda não tomou uma definição sobre o pleito de 2024. Em Caruaru, por exemplo, o ex-deputado José Queiroz já mostrou interesse no apoio da legenda embora alguns socialistas defendam o apoio do partido à reeleição do atual prefeito Rodrigo Pinheiro. Já em Jaboatão o PSB não decidiu se lançará uma candidatura própria ou se apoiará o nome do ex-prefeito Elias Gomes que disse em recente entrevista que tem conversado com figuras do partido.

Garantir

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, trabalha dia e noite para garantir a reeleição do seu aliado Simão Durando já no primeiro turno. De fato, Miguel conseguiu uma força política que não tinha até o ano de 2022 e a presença do ex-prefeito em atos da gestão de Simão Durando embora alvo de críticas dos adversários, soma favoravelmente para o prefeito. Simão que tem direito apenas a disputar um novo mandato, abriria caminho para que Antonio Coelho disputasse a eleição seguinte.

Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra recebe hoje o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para cerimônia de implantação, por parte do governo federal, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e do Programa de Ação na Segurança (PAS). As duas iniciativas são executadas pela União por meio de cooperação com os estados e têm o objetivo de fortalecer a segurança pública.

Orçamento

A Comissão de Finanças realizou nesta terça a distribuição dos projetos da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual. As matérias são de autoria da governadora Raquel Lyra e foram enviadas à Alepe no último dia 5 de outubro. A previsão do colegiado é votar os relatórios parciais em 22 de novembro e o relatório final em 29 de novembro. O cronograma vale para as duas proposições.

Destaque

A deputada federal Iza Arruda foi eleita como membro titular da Executiva Nacional do MDB, e também como integrante do diretório nacional do partido em convenção partidária para a eleição do comando nacional da sigla. A parlamentar tem se destacado nesse seu primeiro mandato e demonstrado força política.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário